Crédito, AFP

Homens armados do Hamas lançaram um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, em 7 de outubro, matando mais de 1.400 pessoas e fazendo 230 reféns.

Desde então, Israel tem disparado bombardeios em série contra Gaza. O Ministério da Saúde palestino, administrado pelo Hamas, afirma que mais de 8.000 pessoas foram mortas.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse no sábado (28/10) que Israel entrou na segunda fase da guerra com o Hamas, dizendo que suas forças militares entraram por terra no que ele chamou de “aquela fortaleza do mal” – descrevendo Gaza – para “desmantelar” o Hamas e trazer reféns para casa.

“Esta será uma guerra longa e difícil”, disse Netanyahu.

Qual é a operação que Israel anunciou?

O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, disse na sexta-feira (27/10) que as forças terrestres estavam “expandindo as operações” em Gaza e que os militares estavam “trabalhando poderosamente em todas as dimensões” para alcançar seus objetivos.

Relatos sugerem um intenso bombardeio aéreo de Gaza por parte de Israel, mais pesado do que nas noites anteriores.

Comunicações via Internet e telefone celular foram interrompidas em Gaza por mais de 24h.

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, declarou no sábado (28/1): “As diretrizes para as forças são claras: a operação continuará até novo aviso”.

O braço militar do Hamas, as Brigadas Izzedine al-Qassam, disse estar pronto para enfrentar a “agressão com força total”.

Ao longo da noite de sexta-feira, fortes explosões iluminaram o céu sobre Gaza.

Ao mesmo tempo, o apagão nas redes palestinas de telefonia móvel e de internet dificultou o acesso das ambulâncias aos feridos.

Rushdi Abu Alouf, da BBC, que está na cidade de Khan Younis, no sul, descreveu cenas de “caos total” no local no sábado, com pânico entre as centenas de milhares de pessoas deslocadas que se abrigavam lá depois de terem sido instruídas por Israel a deixar suas casas no norte.

Ele disse que os ataques israelenses foram mais intensos no norte, oeste e leste da Faixa. O repórter de uma estação de rádio no norte disse que o bombardeio foi “como um terremoto”.

O Hospital Indonésio na cidade de Bait Lahia, no norte do país, teria sido atingido, enquanto pessoas na Cidade de Gaza disseram que os ataques atingiram várias estradas perto do Hospital Al-Shifa, o maior do território.

Os militares israelenses concentraram dezenas de milhares de soldados ao longo da cerca do perímetro do território, juntamente com tanques e artilharia. Cerca de 300 mil reservistas foram acionados, juntamente com a sua força permanente de 160 mil pessoas.

Acredita-se que o Hamas conte com cerca de 25 mil pessoas na sua ala militar. O grupo também controla um vasto labirinto de túneis subterrâneos em Gaza, cuja extensão pode chegar a 500 km.

Qual é a situação humanitária em Gaza?

Crédito, GETTY IMAGES

Legenda da foto,

Os ataques destruíram diversas regiões de Gaza

No sábado, milhares de habitantes de Gaza invadiram centros de distribuição e armazéns da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) “levando farinha de trigo e outros itens básicos de sobrevivência, como suprimentos de higiene”.

“Este é um sinal preocupante de que a ordem civil está a começar a ruir depois de três semanas de guerra e de um cerco apertado a Gaza”, disse a ONU em comunicado à imprensa.

“As pessoas estão assustadas, frustradas e desesperadas”, disse. “As tensões e o medo são agravados pelos cortes nos telefones e nas linhas de comunicação pela Internet.”

O secretário-geral da ONU, António Guterres, repetiu o apelo a um cessar-fogo imediato para facilitar a entrega de ajuda.

“Fui encorajado nos últimos dias pelo que parecia ser um consenso crescente na comunidade internacional… sobre a necessidade de pelo menos uma pausa humanitária nos combates”, disse ele no domingo.

Mas ele acrescentou que ficou surpreso com a intensidade da escalada de bombardeios de Israel – uma medida que ele disse “minar os referidos objetivos humanitários”.

Os hospitais de Gaza, que a Organização Mundial de Saúde afirma que mal funcionam devido à escassez de electricidade e de fornecimentos, estão sendo avisados para que evacuem imediatamente, e alguns já foram atingidos por ataques aéreos de Israel.

A Cruz Vermelha palestina diz ter recebido avisos das autoridades israelenses para evacuar o hospital al-Quds, no norte de Gaza.

O correspondente Rushdi Abu Alouf foi informado de que o Hospital Indonésio em Beit Lahia foi atingido.

Também ocorreram explosões em estradas próximas ao hospital Shifa, na cidade de Gaza, o maior do território.

Os militares de Israel disseram que a principal base de operações do Hamas fica sob o hospital, uma afirmação que o grupo rejeitou.

Cerca de 500 caminhões atravessavam Gaza por dia antes do início da guerra. Mas nos últimos dias, entraram em média apenas 12 caminhões por dia com alimentos, água e medicamentos.

O diretor da UNRWA, Thomas White, diz que a ajuda vinda do Egito para a região é “insuficiente”.

Até agora, pouco mais de 80 caminhões que transportam ajuda humanitária foram autorizados a entrar em Gaza. No sábado (28/10), não houve comboio devido ao apagão nas telecomunicações.

Também não houve remessas de combustível, necessário para gerar eletricidade para hospitais, abrigos, padarias, estações de tratamento e bombeamento de água e sistema de esgoto.

Israel se recusa a permitir entregas de combustível porque afirma que este poderia ser utilizado para fins militares pelo Hamas. Afirma também que o Hamas está acumulando centenas de milhares de litros de combustível que se recusa a entregar às agências humanitárias.

A cidade de Khan Younis, no sul, que normalmente abriga 400 mil pessoas, viu sua população aumentar para cerca de 1,2 milhões desde que os militares israelenses ordenaram que as pessoas que saíssem das zonas do norte “para sua própria segurança”.

Muitas famílias dividem cômodos ou dormem em tendas.

No entanto, Israel continua a realizar ataques contra o que afirma serem alvos militares do Hamas em Khan Younis e em outros locais do sul de Gaza.

O chefe humanitário regional da ONU disse: “Nenhum lugar é seguro em Gaza”.

O que é o Hamas e o que ele quer?

Crédito, OREN ROSENFELD

Legenda da foto,

O Hamas matou famílias em suas casas no kibutz de Kfar Aza

O Hamas é um grupo palestino que governa a Faixa de Gaza desde 2007. O grupo jurou a destruição de Israel e quer substituí-lo por um Estado islâmico.

O Hamas travou várias guerras com Israel desde que assumiu o poder. Disparou – ou permitiu que outros grupos disparassem – milhares de foguetes contra Israel e realizou outros ataques mortais.

Em resposta, Israel atacou repetidamente o Hamas com ataques aéreos. Em 2008 e 2014, também enviou tropas para Gaza.

Juntamente com o Egito, Israel bloqueia a Faixa de Gaza desde 2007 pelo que descreve como razões de segurança.

O Hamas – ou em alguns casos o seu braço militar, as Brigadas Izzedine al-Qassam – foi designado como grupo terrorista por Israel, pelos Estados Unidos, pela União Europeia e pelo Reino Unido, assim como por outras potências.

O Irã apoia o grupo, fornecendo financiamento, armas e treinamento.

Qual foi o ataque do Hamas a Israel?

No dia 7 de outubro, centenas de homens armados do Hamas atravessaram a Faixa de Gaza para o sul de Israel, rompendo a cerca fortificada do perímetro, seguindo pelo mar e usando parapentes.

Foi o ataque transfronteiriço mais grave que Israel enfrentou em mais de uma geração.

Os homens armados mataram 1.400 pessoas, a maioria civis, numa série de ataques a postos militares, kibutzim e a um festival de música, e levaram reféns para Gaza.

Dados os recursos dos serviços de segurança de Israel, foi surpreendente que o ataque do Hamas não tenha sido previsto, diz o correspondente de segurança da BBC, Frank Gardner.

Este ano foi o mais mortal de que há registo para os palestinos que vivem na Cisjordânia ocupada por Israel, o que pode ter motivado o Hamas a atacar Israel.

O Hamas também poderia ter procurado obter uma vitória de propaganda significativa para aumentar a sua popularidade entre os palestinos comuns.

Acredita-se que a captura de reféns israelenses tenha como objetivo pressionar Israel a libertar alguns dos cerca de 4.500 palestinos detidos em prisões israelenses.

Os militares israelenses afirmam que 229 pessoas ainda estão detidas em Gaza.

Esse número inclui, segundo os israelenses, 20 crianças e pelo menos 10 pessoas com mais de 60 anos. Soldados também foram feitos reféns.

Até agora, o Hamas devolveu quatro reféns, com o Catar atuando como mediador para sua libertação.

O que é a Faixa de Gaza e quem mora lá?

A Faixa de Gaza é um território de 41 km de comprimento e 10 km de largura, localizada entre Israel, o Egito e o Mar Mediterrâneo.

Originalmente ocupada pelo Egito, Gaza foi capturada por Israel durante a Guerra dos Seis Dias de 1967.

Israel retirou as suas tropas e cerca de 7.000 colonos do território em 2005.

É o lar de 2,23 milhões de pessoas e tem uma das maiores densidades populacionais do mundo.

Pouco mais de 75% da população de Gaza – cerca de 1,7 milhões de pessoas – são refugiados registrados ou descendentes de refugiados, segundo a ONU. Mais de 500 mil deles vivem em oito acampamentos lotados.

Israel controla o espaço aéreo sobre Gaza e a sua costa e tem controlado rigorosamente o movimento de pessoas e mercadorias.

O que é a Palestina?

A Cisjordânia e Gaza, que são conhecidas como territórios palestinos, bem como Jerusalém Oriental e Israel, fizeram parte de uma terra conhecida como Palestina desde a época romana até meados do século XX.

Essas também eram as terras dos reinos judaicos na Bíblia e são vistas por muitos judeus como sua pátria. Israel foi declarado Estado em 1948.

Os palestinos também usam o nome Palestina como um termo genérico para Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental.

O presidente palestino é Mahmoud Abbas, também conhecido como Abu Mazen. Ele está na Cisjordânia, que está sob ocupação israelense.

Abbas é o líder da Autoridade Palestina (AP) desde 2005 e representa o partido político Fatah, um grande rival do Hamas.