Sob os acordes envolventes do Afoxé Alafin Oyó, um vibrante cortejo percorreu as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda neste sábado (18.11), em uma significativa manifestação em alusão ao Dia da Consciência Negra, a ser celebrado na próxima segunda-feira (20.11).
A 1ª Caminhada contra o Racismo foi promovida pela Comissão de Igualdade Racial da OAB Olinda, em colaboração com a Prefeitura Municipal, e contou com a presença destacada do prefeito Professor Lupércio, Fernando Ribeiro, presidente da OAB PE, Ingrid Zanela, vice-presidente da OAB PE, Juliana Magalhães, presidente da OAB Olinda, e Palloma Trindade, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Olinda.
O ponto de encontro foi no Largo do Amparo, onde as primeiras 100 pessoas a chegarem trocaram 2kg de alimentos por camisas, contribuindo para uma causa nobre. Todos os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sociais e de cidadania do município. O trajeto seguiu pela rua de São Bento, passando pela sede da Prefeitura, rua 27 de janeiro, até chegar à sede do Afoxé Alafin Oyó, localizada na Rua do Sol, no Carmo, onde a bateria Fábrica de Samba brindou os participantes com uma emocionante apresentação.
Fabiano Santos, presidente do Afoxé Alafin Oyó e membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB Olinda, destacou o propósito da caminhada: “Essa 1ª caminhada tem o objetivo de combater o racismo e a desigualdade presentes na sociedade. Nós da Comissão propomos à OAB-Olinda e estamos na rua para poder tratar dessa questão racial com o povo. Já criamos a cartilha antirracista que foi distribuída nas escolas municipais e agora queremos ampliar essa discussão para sensibilizar a sociedade”.
O prefeito Professor Lupércio participou ativamente do cortejo e expressou sua gratidão pela iniciativa da instituição: “Quero agradecer e parabenizar a OAB Olinda por este momento e reforçar a importância de discussões contra o Racismo. Com muito orgulho sou negro e o primeiro prefeito negro da cidade de Olinda”, afirmou.
Fotos: Divulgação