Projeto Ninar nos Terreiros, da Secretaria de Saúde do Recife, realiza última ação de 2023

jose-patriota-coordena-frente-parlamentar-para-fortalecimento-da-micro-e-pequena-empresa-em-pernambuco
José Patriota coordena Frente Parlamentar para Fortalecimento da Micro e Pequena Empresa em Pernambuco
dezembro 5, 2023
prefeito-mano-medeiros-inaugura-sede-da-secretaria-municipal-de-assistencia-social-em-jaboatao:-“um-passo-importante”,-disse-o-gestor
Prefeito Mano Medeiros inaugura sede da Secretaria Municipal de Assistência Social em Jaboatão: “Um passo importante”, disse o gestor
dezembro 5, 2023
projeto-ninar-nos-terreiros,-da-secretaria-de-saude-do-recife,-realiza-ultima-acao-de-2023

projeto-ninar-nos-terreiros,-da-secretaria-de-saude-do-recife,-realiza-ultima-acao-de-2023

No ano que vem, os esforços do projeto continuarão a todo vapor. (Foto:Divulgação)

O Ninar dos Terreiros, projeto da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), teve sua última edição do ano nesta terça-feira (05/12). O projeto integra serviços de atenção básica e valorização da cultura afro-brasileira como forma de combater o racismo na saúde, e recentemente recebeu reconhecimento internacional ao participar do Encontro sobre Intersetorialidade e Equidade em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Cuba. A ação de encerramento de 2023, que ocorreu na sede do Maracatu Estrela Dalva, na Ilha Joana Bezerra, incluiu rodas de conversa sobre amamentação, orientações de saúde bucal, avaliações físicas e vacinação, além de distribuição de kits de higiene e contação de histórias para crianças.

Voltado para crianças e seus responsáveis, integrantes da comunidade e gestores e profissionais da saúde, o evento aconteceu durante toda a manhã, no Terreiro Ilê Asé Oxum, na Rua Pinheiro, Joana Bezerra. A programação incluiu: rodas de conversa e troca de experiências acerca da amamentação; vacinação para o público de todas as idades (hepatite A, pentavalente, febre amarela, tríplice viral, rotavírus, influenza, COVID, HPV, dT, meningocócica, pneumocócica e poliomielite); avaliação física com um professor de educação física do Programa Academia da Cidade; orientação sobre saúde bucal com distribuição de kits de higiene bucal; e contação de histórias ancestrais envolvendo personagens dos contos africanos e orixás de forma lúdica.

O Projeto Ninar nos Terreiros, uma iniciativa da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife, busca combater o racismo na infância e promover a equidade na saúde. Nos eventos realizados nos terreiros do Recife ao longo do ano, o projeto realiza serviços de atenção básica (como exames, vacinações e palestras) integrados a ações de valorização da cultura afro-brasileira por meio de contações de histórias, diálogos de grupo e práticas de autocuidado, entre muitas outras atividades voltadas para crianças e suas famílias. De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife, Rose Santos, as ações buscam a desconstrução de estereótipos e preconceitos envolvendo a população negra e suas manifestações culturais e religiosas, bem como o combate ao racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2023, a iniciativa realizou cinco edições pelos terreiros do Recife, tendo sido quatro delas realizadas entre 30 de maio e 1 de junho, durante a Semana do Bebê, e a última no dia 16 de novembro. No dia 23/11, teve a oportunidade de se apresentar em um encontro internacional da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS), no qual estavam presentes representantes de todos os níveis de gestão das Américas e especialistas mundiais em saúde. O projeto encerra o ano reafirmando o compromisso com a busca da equidade em saúde e o fortalecimento da luta antirracista na primeira infância, afirma a nota técnica do evento.

No ano que vem, os esforços do projeto continuarão a todo vapor. De acordo com Rose Santos, “a expectativa para 2024 é que possamos continuar contribuindo para a promoção da saúde nos terreiros, construção da identidade das crianças e combate ao racismo religioso, fomentando o desenvolvimento pleno. Além disso, favorecendo a equidade e a integralidade em saúde.”

The post Projeto Ninar nos Terreiros, da Secretaria de Saúde do Recife, realiza última ação de 2023 first appeared on Hoje Pernambuco.

Fonte: Hoje Pernambuco
www.hojepe.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *