Centros de Testagem do Recife atenderão por agendamento

Natal que Ilumina chega à Praça do Arsenal neste fim de semana
dezembro 14, 2023
Recife recebe a segunda turma do programa Mais Médicos
dezembro 14, 2023

centros-de-testagem-do-recife-atenderao-por-agendamento

População pode acessar o Conecta Recife para reservar horário. Medida visa promover maior praticidade e conforto para a população, além evitar aglomerações

A Secretaria de Saúde do Recife está abrindo agendamento, via Conecta Recife (site e aplicativo), para teste rápido de Covid-19 nos centros instalados no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e na Unidade Básica Tradicional José Dustan, na Iputinga. Devido à grande procura, essa é uma estratégia para organizar a logística de atendimento e também evitar aglomerações, fator de risco para a disseminação do vírus. A demanda para os testes deixará, portanto, de ser espontânea a partir de amanhã (quinta-feira, 14).

“Nas duas últimas semanas, verificamos um grande aumento na procura por testes de Covid-19, passando de uma média de 500 testes realizados por semana, em novembro, para 4.080 testes na primeira semana de dezembro, com positividade de 35,6%. Hoje, no Recife, a Prefeitura está disponibilizando esse serviço em dois centros de testagem, sendo um desafio o provimento de insumos, pelo aumento brusco na procura por testagem em todo o município. Para evitar aglomerações e controlar melhor o estoque de testes, voltamos a ofertar testagem exclusivamente por agendamento, exceto para grupos prioritários”, explica a secretária-executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath.

Os agendamentos abrem todo dia, sempre a partir das 15h do dia anterior à oferta dos testes, através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/). Para ter acesso aos exames, basta que os munícipes compareçam a um dos dois centros de testagem da cidade portando comprovante de residência na capital e documento de identificação com foto. O agendamento é para o público em geral, à exceção dos grupos prioritários, que são idosos a partir dos 60 anos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças com até 5 anos de idade.

CENTROS – A Secretaria de Saúde do Recife mantém abertos, de domingo a domingo, dois centros de testagem para covid-19, estrategicamente instalados ao sul e ao norte da cidade: na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan (rua Maurício de Nassau, s/n, Iputinga), de 8h às 12h e de 13h às 17h, e no Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, das 8h às 17h.

QUANDO TESTAR E ORIENTAÇÕES GERAIS – A recomendação para fazer exame diagnóstico é, preferencialmente, para pessoas com sintomas gripais, a exemplo de febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato. Caso haja positivação, a recomendação é de isolamento por 7 dias após os primeiros sintomas ou a partir da data do teste, para os casos assintomáticos. Passado esse período e depois de 24 horas sem sintomas, o paciente pode voltar ao convívio social. Não é necessário fazer um novo teste com o objetivo de obter a negativação da doença.

VACINAÇÃO – A melhor forma de prevenir a Covid-19 ou amenizar seus sintomas é manter o calendário vacinal atualizado. A rede de saúde da capital conta com 170 salas de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Além disso, quatro shoppings da capital (Recife, em Boa Viagem, RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro) oferecem o imunizante todos os dias da semana, das 9h às 19h. Já o Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte, oferece vacinação todos os dias da semana, das 8h às 18h. Nos finais de semana, a Prefeitura monta pontos itinerantes de vacinação, em centros de compras, praças, parques e locais de grande circulação. A população pode acompanhar essa programação no site da Prefeitura ou através do Conecta Recife. A listagem completa pode ser conferida aqui: https://minhavacina.recife.pe.gov.br/.

“Temos, em circulação no País, diversas variantes e sublinhagens da Ômicron. Por isso, é preciso estar com o calendário vacinal em dia, e não apenas no que se refere à Covid, mas também à influenza e demais doenças. De modo geral, a maioria dos casos da covid-19 tem apresentado sintomas mais leves, mas é preciso manter a vigilância, especialmente em relação aos grupos de maior risco, a exemplo de idosos a partir dos 60, pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades. Para esse público específico, estamos com a campanha de reforço da vacina bivalente”, explica Nádia Carneiro, gerente do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do Recife.

The post Centros de Testagem do Recife atenderão por agendamento first appeared on Hoje Pernambuco.

Fonte: Hoje Pernambuco
www.hojepe.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *