Esporte olímpico 2023: Paris 2024

Pelé: Um ano, memória viva
dezembro 30, 2023
Santa Cruz quita atrasados em janeiro
dezembro 30, 2023

2023: Um Ano Marcante para o Esporte Brasileiro

O ano de 2023 foi significativo para o esporte brasileiro, marcado por conquistas notáveis em diversas modalidades. Destacam-se os Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile, onde a delegação brasileira alcançou uma campanha histórica, conquistando 205 medalhas (66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze), garantindo o segundo lugar no quadro geral, atrás apenas dos Estados Unidos.

O protagonismo feminino foi notável, contribuindo com 95 medalhas, e pela primeira vez na história, as mulheres lideraram as conquistas do Brasil em um Pan-Americano. A ginástica foi um destaque, somando 31 medalhas, sendo as mulheres responsáveis por 23 delas. Rebeca Andrade brilhou nos campeonatos mundiais, recebendo o Troféu Rei Pelé e sendo nomeada Atleta de 2023 pelo Comitê Olímpico do Brasil.

O skate também teve destaque, com Rayssa Leal e Giovanni Vianna conquistando o SLS Super Crown World Championship, evidenciando a crescente evolução do Brasil na modalidade. No surfe, Filipe Toledo conquistou o título mundial na Liga Mundial de Surfe, mantendo a hegemonia brasileira nessa competição.

O boxe brasileiro teve um ano notável, com Beatriz Ferreira conquistando ouro no mundial feminino em Nova Déli, enquanto no mundial masculino em Tashkent, Wanderley Pereira levou a prata e Wanderson de Oliveira, o bronze. O atletismo trouxe destaque com Caio Bonfim conquistando bronze nos 20 km da marcha atlética no Mundial de Budapeste.

Em contrapartida, o Mundial de Atletismo em Budapeste não trouxe a medalha esperada para Alison dos Santos, e na natação, a equipe brasileira não conquistou pódios em Fukuoka, marcando a primeira vez em 16 anos sem medalhas nesse campeonato.

No geral, o saldo do esporte brasileiro em 2023 é positivo, aumentando as expectativas para uma grande campanha nos Jogos de Paris em 2024.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *