

O ano de 2024 se inicia com promissoras oportunidades para aqueles que aspiram integrar o Embarque Digital, um programa fruto da parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. Destinado a estudantes provenientes da rede pública, o programa oferece cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, ambos integralmente financiados pela gestão municipal. A nova turma, composta por 350 vagas, abre suas inscrições na próxima terça-feira, 9 de janeiro, e aceitará participantes até o dia 31 do mesmo mês, exclusivamente através do site https://educ.rec.br/embarquedigital/.
Para se habilitar ao programa, é imprescindível ser residente e domiciliado no Recife, ter concluído todo o ensino médio na rede pública e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos (2019 a 2023) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre 2018 e 2022. A utilização do ENEM como critério de avaliação implica atribuição de pesos específicos a cada área de conhecimento, sendo a Redação ponderada com peso 4, enquanto Matemática e suas tecnologias possuem peso 3.

Destaca-se que 50% das vagas são reservadas para pessoas autodeclaradas negras ou pardas. Em caso de empate, prioridade será dada a mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública.
O resultado preliminar, com possibilidade de ajustes decorrentes de recursos, será divulgado até 6 de fevereiro. O período para interposição de recursos ocorrerá entre 7 e 9 de fevereiro, com o anúncio do resultado final e a lista de aprovados previsto para 19 de fevereiro. As aulas estão programadas para iniciar em 11 de março.

Esta marca a sexta turma do Embarque Digital, que, desde seu lançamento em 2021, já selecionou 1.400 estudantes. A novidade é a inclusão do Cesar School no programa, abrindo suas portas para receber novos alunos. Além dele, instituições como o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) integram a lista de parceiros do programa.
Fotos: Divulgação