AÇÕES DE SAÚDE NO CARNAVAL 2024

DIREITOS HUMANOS
janeiro 17, 2024
TV Conecta Recife garante a transmissão ao vivo dos shows do Marco Zero no Carnaval 2024
janeiro 17, 2024

acoes-de-saude-no-carnaval-2024

Durante o Carnaval 2024, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) montou um esquema especial para atendimentos de urgência, serviços de prevenção a doenças e orientações à população. Serão nove unidades de saúde abertas 24 horas, atendendo a urgências em diversas especialidades médicas, além de 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Confira o esquema completo preparado para funcionar da quinta-feira (8) até a Quarta-Feira de Cinzas (14):

SAMU no Carnaval  –  O Samu estará atuando com 41 ambulâncias (cinco a mais que no ano passado) e 50 motolâncias (dez a mais que em 2023), e um novo Posto Médico Avançado (PMA), totalizando dois à disposição dos foliões, de quinta-feira (8) a terça-feira (13). As unidades serão montadas em frente ao Cais do Sertão e ao lado da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Cada uma, contará com capacidade para até 150 atendimentos por dia, sem necessidade de reabastecimento. Os espaços começarão a funcionar às 19h, porém a partir das 15h haverá a presença de quatro motolâncias e uma Unidade de Suporte Básico(USB) no Polo Marco Zero. O encerramento ocorre uma hora após o término das apresentações do Marco Zero. A equipe será composta por três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

A partir da quinta-feira (8) e até o fim dos festejos, 50 socorristas farão rondas ostensivas de motocicleta, circulando pela cidade. Nos polos descentralizados, serão disponibilizadas cinco ambulâncias de suporte básico, 01 para cada RPA que terão polos de animação descentralizados. A população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192. 

SAMU Galo da Madrugada – No maior bloco de Carnaval do mundo, o Samu vai mobilizar cerca de 200 profissionais que atuarão nas ambulâncias, motolâncias, helicóptero e em cinco postos médicos montados ao longo do percurso. Os pontos fixos vão funcionar das 7h às 19h e serão instalados na Praça Sérgio Loreto, Rua São João, Pátio do Carmo, Rua do Sol e Praça do Diario. Cada um terá uma ambulância de suporte básico, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Além dos postos médicos, a Operação Galo da Madrugada do Samu vai contar com 50 motolâncias, cinco ambulâncias de suporte básico, uma de suporte avançado, um helicóptero e uma unidade de suporte a Incidente com Múltiplas Vítimas.

Assistência à Saúde

Ao longo de toda folia, a população do Recife vai contar com nove unidades de saúde para atendimentos de urgência de diversas especialidades. São elas: clínica médica; parto/maternidade; odontologia; pediatria; traumato-ortopedia; pequenas urgências; violência contra mulher. A lista completa dos locais pode ser conferida aqui: https://bit.ly/UnidadesHospitalaresCarnaval2024.

Saúde do Trabalhador 

O Espaço Bem-Estar no Carnaval, voltado exclusivamente e gratuitamente para todos os trabalhadores, formais ou informais, das mais diversas atividades econômicas exercidas durante a folia, surge, nesta sua segunda edição, ainda maior, com aumento na quantidade de profissionais, expansão do horário e melhoria na ambientação. A expectativa é ultrapassar 2 mil atendimentos, mais que dobrando os 955 registrados em 2023. O local funcionará em um dos principais focos da cidade: o Recife Antigo, já a partir da quinta-feira (8/2), e seguirá até a terça (13/2), oferecendo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) massoterapia, ventosaterapia, auriculoterapia e reflexologia podal.

Em 2024, além de um dia a mais (iniciando na quinta), o horário foi ampliado, começando uma hora mais cedo e terminando duas horas mais tarde, funcionando diariamente das 15h às 2h, na Avenida Alfredo Lisboa, entre o Cais do Sertão e a Central de Artesanato. Para atender ainda melhor a demanda de todos os trabalhadores, a equipe que atuará no Espaço Bem-Estar também aumentou de 34 para 62 profissionais (sendo 55 terapeutas). Este ano, ainda terá como novidade lounge para descanso, com aromaterapia, climatização e água, além de box de atendimento individual. Para ser atendido, é necessário ser maior de 18 anos e estar trabalhando no Carnaval (formal ou informalmente). Na recepção, o usuário receberá uma senha com o nome da prática e número de atendimento. As Pics são práticas que se utilizam de sistemas de saúde e recursos terapêuticos complementares aos tratamentos convencionais.

Vigilância Sanitária

O trabalho da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife vai começar antes mesmo do início dos festejos carnavalescos. Os inspetores sanitários vão promover, a partir da próxima semana, capacitação sobre as boas práticas de manipulação de alimentos para os comerciantes formais e informais que atuarão nos polos carnavalescos. Além disso, inspecionarão as fábricas de gelo instaladas na capital pernambucana e intensificarão as fiscalizações da rede hoteleira, serviços de buffet, bares e restaurantes no entorno dos polos.

Durante o Carnaval, os profissionais da Visa vão inspecionar os postos médicos montados para o Galo da Madrugada e o comércio formal e informal de alimentos. Além disso, será montado um stand da Vigilância Sanitária na Praça do Arsenal, onde equipes do órgão receberão denúncias e orientarão a população e os comerciantes sobre o consumo e oferta de alimentos seguros.

Vigilância Ambiental

Os profissionais da Vigilância Ambiental do município vão iniciar os seus trabalhos na semana pré-carnavalesca, realizando o tratamento químico com inseticida no percurso do Galo da Madrugada e nas áreas das arquibancadas, para redução da população de mosquitos.

Já do sábado (10) até a terça-feira (13) de Carnaval, os profissionais da Vigilância vão intensificar as ações de controle de vetores para prevenção das arboviroses em áreas onde serão instalados os polos carnavalescos, em imóveis vizinhos aos locais dos eventos, bem como em pontos estratégicos mais importantes da cidade.

Desde o dia 8 de janeiro deste ano, a Vigilância Ambiental está reforçando as ações de desratização e desinsetização nos 12 km de orla do município nos bairros do Pina, Boa Viagem e Brasília Teimosa, na Zona Sul, incluindo 60 quiosques e oito banheiros.

As ações também estão sendo realizadas em Mercados Públicos, feiras, área central do camelódromo, bem como em espaços de grande circulação de pessoas no centro da cidade. Será realizado, ainda, antes e durante os dias de folia, o monitoramento da qualidade da água através de parâmetros físicos e químicos.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão, durante todo o período carnavalesco, para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio do telefone 3355-7712. Também haverá plantão para denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, através do telefone 0800 281 1520.

Vigilância de Ist, Aids e hepatite virais

A Sesau vai distribuir 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, além de 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os foliões também poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em dois pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h. O resultado sai em cerca de meia hora. Nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.

O Polo Arsenal funcionará da quinta (8) até a terça-feira (13). Já o Polo Ibura estará aberto do domingo (11) até a Quarta-feira de Cinzas (14) e o Polo da Várzea funcionará do domingo (11) até a terça -feira (13). Nos dias de festa, a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Arnaldo Marques, no Ibura; Agamenon Magalhães, em Afogados; e a Amaury Coutinho, em Campina do Barreto. A estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfurocortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico. A PeP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.

Covid-19

Haverá dois postos de testagem para covid-19 funcionando todos os dias da folia: no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h, e na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os atendimentos serão realizados por demanda espontânea para grupos prioritários, os demais devem fazer o agendamento por meio do Conecta Recife, aplicativo ou site (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar), na aba Vamos Testar.  

Saúde mental – redutores de danos

Durante o Carnaval, a Sesau realizará ações com foco no combate ao abuso de álcool, fumo e outras drogas, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e cuidados no trânsito. Entre os dias 8 e 14 de fevereiro, serão feitas abordagens por agentes redutores de danos e encenações de arte-educadores, com o objetivo de conscientizar os foliões. Os profissionais irão estimular a adoção de medidas preventivas e de cuidados para a promoção à saúde e segurança, além de realizar a entrega de insumos. Serão, ao todo, 210 agentes distribuídos em diversos locais de atuação espalhados pela capital pernambucana, totalizando 50 servidores a mais que no ano passado.

Ao longo das comemorações, a população poderá encontrar os profissionais no estande de Redução de Danos próximo à praça do Arsenal e no estande Cuide-se, na Alameda de Serviços, entre as 15h e 2h. Haverá, também, membros da equipe circulando em todos os polos oficiais, descentralizados e Polinhos, das 18h às 2h. Durante os intervalos dos shows musicais, grupos de arte-educadores subirão aos palcos para encenações educativas e para divulgar informações preventivas, de saúde e segurança. Os agentes farão, ainda, orientações quanto à realização dos exames de Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), além de informar sobre os postos do Samu e pontos de urgência e emergência da Rede de Saúde do Recife.

Desde o primeiro dia de Carnaval, serão disponibilizados aos foliões: materiais informativos, pulseiras de identificação para crianças, 50 mil garrafas plásticas em substituição às de vidro, 10 mil copos d’água, 300 mil preservativos masculinos, 20 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante. Além dos polos oficiais, os itens poderão ser encontrados no Baile Municipal, em agremiações carnavalescas a partir da sexta-feira e no desfile do Galo da Madrugada, nas principais vias de acesso (Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto, Ponte Duarte Coelho), bem como nos locais de barreira da Vigilância Sanitária.

The post AÇÕES DE SAÚDE NO CARNAVAL 2024 first appeared on Hoje Pernambuco.

Fonte: Hoje Pernambuco
www.hojepe.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *