Ciranda, Afoxé e Maracatu marcam estreia da Terça Negra Especial de Carnaval

Como cidade sagrada na Índia está sendo transformada em ‘Vaticano hindu’
janeiro 22, 2024
As incríveis imagens premiadas em concurso de fotos de viagem
janeiro 22, 2024

ciranda,-afoxe-e-maracatu-marcam-estreia-da-terca-negra-especial-de-carnaval

Pátio de São Pedro se torna palco das manifestações populares de cunho afro-ameríndio. (Foto: Sérgio Bernardo/ Acervo PCR Imagem)

A partir de amanhã (23), o Pátio de São Pedro, Quartel General do Carnaval, volta a sediar as Terças Negras Especiais de Carnaval. O evento é gratuito e começa às 19h, com o Maracatu Linda Flor, o Bloco Afro Obirim, Anderson Miguel e a ciranda Raiz da Mata Norte, além do Afoxé Omin Sabá.

Criada há mais de 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e a curadoria dos artistas que participam da grade é do próprio MNU. 

História

A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.

O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, o coco de roda e até o reggae e o hip hop.

PROGRAMAÇÃO 

Dia 23/01

Maracatu Linda Flor

Bloco Afro Obirim

Anderson Miguel e Ciranda Raiz da Mata Norte

Afoxé Omin Sabá

The post Ciranda, Afoxé e Maracatu marcam estreia da Terça Negra Especial de Carnaval first appeared on Hoje Pernambuco.

Fonte: Hoje Pernambuco
www.hojepe.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *