Osmo Crew presta homenagem a Reginaldo Rossi em megamural no Centro do Recife

rede-de-bibliotecas-pela-paz-oferece-colonia-de-ferias-a-partir-desta-terca-(23/01)
Rede de Bibliotecas Pela Paz oferece Colônia de Férias a partir desta terça (23/01)
janeiro 23, 2024
concurso-de-porta-estandarte-anuncia-vencedores
Concurso de Porta-estandarte anuncia vencedores
janeiro 23, 2024
osmo-crew-presta-homenagem-a-reginaldo-rossi-em-megamural-no-centro-do-recife

osmo-crew-presta-homenagem-a-reginaldo-rossi-em-megamural-no-centro-do-recife

Intervenção artística que dá vida à figura do cantor e compositor recifense se destaca na fachada do Edifício Rostand, na Avenida Conde da Boa Vista, ocupando uma área de 483m². A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. (Foto: Uenni)

A mais recente homenagem ao saudoso Reginaldo Rossi (1944-2013) no Recife é o megamural intitulado ‘O Rei é Rua’. A cidade, berço do artista e palco de suas memórias no bairro periférico dos Coelhos, testemunhou o surgimento de uma pintura de 483m², eternizando a figura marcante de Rossi e suas inesquecíveis canções. A obra foi assinada pela Osmo Crew (@osmo_crew) e representa a primeira tela gigante do Recife produzida por um coletivo de artistas. Agora, o legado de Rossi, que transcende o tempo e continua a inspirar diversas gerações artísticas, ocupa um lugar central no coração da cidade.

A grandiosa obra encontra seu lar na movimentada Avenida Conde da Boa Vista, mais precisamente no Edifício Rostand (nº 569), presenteando os transeuntes com um espetáculo visual que reverencia o cantor e compositor pernambucano, aclamado como o “Rei do Brega”. Não por acaso, o Movimento Brega foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife em 2021, ressaltando a importância deste gênero musical na identidade da cidade. 

“Hoje, o brega não é só um ritmo musical, mas sim um movimento cultural com características próprias e diversas. Reginaldo Rossi foi o artista da música popular que deu o pontapé inicial nisso tudo. Foi a partir dele que o brega se tornou a trilha sonora das nossas memórias afetivas e coletivas, permeando as nossas vidas. Não tem como olhar para Recife, viver em Recife e não lembrar do Rei. Foi por todas essas razões que escolhemos pintar o patrono do brega nesse projeto tão grandioso”, destacou Felipe Lemos, integrante do coletivo de artistas e também produtor executivo do projeto.

Inspirada pelo tema ‘Recife Cidade da Música’, título recebido pela Unesco, a obra foi contemplada pelo Edital de Megamurais da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, além de contar com o apoio da Tintas Iquine e do restaurante Fogão A Lenha. “O ano começa com essa belíssima homenagem a Reginaldo Rossi atraindo os olhares dos recifenses e turistas que transitam por um dos principais corredores do Recife e marcando também seus 80 anos de legado. O Carnaval 2024 também reserva mais homenagens ao nosso Rei do Brega. A previsão é que, ao longo desse ano, mais seis megamurais exaltem e valorizem a cultura e os artistas da nossa cidade”, ressaltou a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes. 

O megamural, cujo processo de criação teve início em 1º de dezembro de 2023 e foi concluído no último sábado (20), foi realizado pela Osmo Crew. Este grupo, composto pelos artistas Felipe Lemos, Shell Osmo, Tati Naara, Bizarro, Ant Social Osmo, Torvi Osmo, Sgnik, Smook e Remy Ferreira, conta com uma experiência de mais de 15 a 20 anos de carreira. Utilizando técnicas avançadas na manipulação de cores, luz e sombra na expressão da arte urbana, a equipe conseguiu conferir movimento à camisa utilizada por Rossi. 

“Uma multiplicidade de estéticas, histórias e suor pincelou cada metro quadrado do megamural. A arte dialoga com a periferia e o cotidiano recifense, mostrando a vivência de Reginaldo Rossi em bairros periféricos da nossa cidade, que tanto o inspirou, sobretudo nas composições. É como se ele estivesse fazendo reencontros com o seu território”, completou Lemos. 

Ficha Técnica:

Megamural “O Rei é Rua”, da Osmo Crew

Patrocínio/Incentivo: Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb)

Apoio: Tintas Iquine e Restaurante Fogão a Lenha

Produção executiva: Felipe Lemos

Empresa Balancim: Carvalho Leal Engenharia

Coordenação de audiovisual e fotografia: Thays Medusa

Filmmaker: Rogério Nascimento

Operador de drone: Rogério Nascimento e Mateus Bernardo 

Projeção: Uenni e Raissa Andrade

Social Media: Patricia Souza

Assessoria de imprensa: Daniel Lima e Raynaia Uchôa

Equipe de pintura

Artista: Osmo Crew / Felipe Lemos

Artistas colaboradores: Felipe Lemos, Shell Osmo, Tati Naara e Bizarro 

Artistas auxiliares: Ant Social Osmo, Josué Freitas, Remy Ferreira, Smook e Torvi Osmo

Alpinista: Remy Ferreira 

Agradecimentos: Victor Azevedo, Roberto Rossi, Karlos Silva, Carol Pires, FZN, Enilton Dias, toda a equipe e moradores do Edifício Rostand.

The post Osmo Crew presta homenagem a Reginaldo Rossi em megamural no Centro do Recife first appeared on Hoje Pernambuco.

Fonte: Hoje Pernambuco
www.hojepe.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *