

Enquanto o calor persiste, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes já está se antecipando aos desafios que as chuvas podem trazer. Uma das iniciativas anunciadas para este ano é a contratação de uma empresa especializada em meteorologia para monitorar os índices pluviométricos no município. Esses dados serão fundamentais para a emissão de boletins periódicos, especialmente nas áreas de risco, durante o período crítico que compreende de 15 de abril a 15 de agosto.
Outra medida estratégica anunciada pelo prefeito Mano Medeiros (PL) é a aquisição de 40 aparelhos celulares destinados à equipe da Secretaria de Defesa Civil. Esses dispositivos permitirão que os moradores registrem ocorrências diretamente, agilizando o processo de atendimento ao repassar as informações à Sala Integrada de Emergência da Prefeitura.
Além da integração com a tecnologia, o plano preventivo inclui a construção de muros de contenção. Para este ano, a administração municipal reservou um orçamento de R$ 23 milhões para proteger áreas de encosta em locais como Jardim Monte Verde, Cavaleiro, Alto da Colina, Alto do Vento, Dois Carneiros, Muribeca e Zumbi do Pacheco. Também está prevista uma intensificação na aplicação de lonas plásticas nos morros da região. Na última quinta-feira, o prefeito Mano Medeiros inspecionou algumas obras para avaliar o progresso dos trabalhos.

Todo o planejamento da Prefeitura de Jaboatão foi discutido em uma reunião com representantes da Defesa Civil do Estado, realizada no Palácio da Batalha. Além do prefeito Mano, estiveram presentes o secretário Executivo de Defesa Civil de Jaboatão, Elton Moura, o secretário Executivo de Defesa Civil do Estado, coronel Clóvis Ramalho, e equipes de ambos os órgãos. Como parte das medidas preventivas, a Defesa Civil do município começará neste mês a fase de vistorias em áreas de risco.
“Essa reunião marca o início de nossas ações para o período chuvoso, reforçando ainda mais a integração com o Governo do Estado. A partir disso, poderemos aprimorar nosso monitoramento e buscar mais recursos para realizar obras de contenção no município. Essa parceria tem sido muito bem-sucedida, e vamos trabalhar incansavelmente para mitigar os impactos das chuvas”, ressaltou Mano Medeiros.

O secretário Elton Moura destacou a importância da cooperação com o Governo do Estado. “Essa reunião é de grande valor, pois permite que as defesas civis municipais trabalhem de forma coesa e integrada com o governo estadual. A partir dessa colaboração, o Estado poderá identificar as necessidades de cada cidade e destinar mais recursos para auxiliar a população”, afirmou.
O secretário executivo do Estado, coronel Clóvis Ramalho, assegurou o apoio do Governo para a operação em Jaboatão. “Essa troca de experiências é crucial para planejarmos ações conjuntas e diagnosticarmos os desafios durante o período chuvoso. A Defesa Civil de Jaboatão está de parabéns, tanto pela estrutura quanto pela competência de sua equipe técnica”, concluiu.
Fotos: Divulgação