Pref. do Jaboatão: Mutirão facilita acesso a pescadores

shopping-patteo-olinda-recebe-acao-de-orientacao-dos-programas-“alerta-celular”-e-“alerta-bike”-nesta-sexta-feira-(23)
Shopping Patteo Olinda recebe ação de orientação dos programas “Alerta Celular” e “Alerta Bike” nesta sexta-feira (23)
fevereiro 21, 2024
a-arvore-de-5-mil-anos-na-patagonia-que-traz-pistas-sobre-clima-da-terra
A árvore de 5 mil anos na Patagônia que traz pistas sobre clima da Terra
fevereiro 21, 2024

Mutirão em Jaboatão dos Guararapes facilita acesso de pescadores ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)

Na última terça-feira (20), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em colaboração com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), promoveu um mutirão para incluir os associados à Colônia de Pescadores Z-25, em Candeias, no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Durante a ação, foram distribuídos 60 CAFs, documento crucial para acessar uma série de benefícios públicos. Essa iniciativa faz parte do Programa Jaboatão Rural, que visa promover maior autonomia e qualidade de vida para agricultores familiares e pescadores artesanais do município, já tendo distribuído 291 documentos e com outros 60 em andamento.

O CAF é um registro de identificação que abre portas para diversos benefícios oferecidos por políticas públicas de apoio à produção agrícola familiar, tais como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Auxílio Emergencial Financeiro, entre outros.

Esta não é a primeira vez que a prefeitura realiza um mutirão para emitir o CAF para agricultores e pescadores do município. Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas por essas ações. O prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento sustentável da região, enfatizando o compromisso da administração em promover ações que beneficiem os setores da agricultura familiar e pesca artesanal, visando aprimorar as condições de vida desses trabalhadores e fortalecer a economia local.

O presidente da Colônia de Pescadores do Jaboatão dos Guararapes – Z25, Marcos Antônio da Silva, expressou sua gratidão pela iniciativa, destacando a relevância do CAF para os pescadores, pois facilita o acesso a benefícios essenciais, como empréstimos e outros direitos. A realização do mutirão na colônia, em parceria com a prefeitura e o IPA, tornou mais acessível para os pescadores a obtenção do CAF, contribuindo para o fortalecimento da atividade pesqueira na região.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *