SES-PE promove capacitação para atualização no manejo clínico e classificação de riscos das Arboviroses

‘armas-ao-sul,-fentanil-ao-norte’:-o-impacto-devastador-do-trafico-da-droga-na-fronteira-entre-mexico-e-eua
‘Armas ao sul, fentanil ao norte’: o impacto devastador do tráfico da droga na fronteira entre México e EUA
março 5, 2024
labanca-conquista-apoio-ate-de-lider-da-oposicao
Labanca conquista apoio até de líder da oposição
março 5, 2024
ses-pe-promove-capacitacao-para-atualizacao-no-manejo-clinico-e-classificacao-de-riscos-das-arboviroses

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu, na manhã desta segunda-feira (04/03), uma capacitação para atualização no manejo clínico e classificação de risco das Arboviroses. O evento contribui para a melhoria no atendimento e na redução do impacto das doenças causadas pelo mosquito, num momento em que há uma elevação do número de casos em Pernambuco, nas últimas semanas.

O evento foi destinado, neste momento, a profissionais de saúde e gestores das unidades pertencentes à I Macrorregião de Saúde. O diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Eduardo Bezerra, iniciou a rodada de palestras apresentando o atual cenário epidemiológico das arboviroses no Estado.

O treinamento apresentou cuidados e atualização no “Manejo clínico de pacientes com suspeita de arboviroses”, ministrado pelo médico infectologista Raphael dos Anjos. Na mesma temática, a pediatra e infectologista Regina Coeli explicou aos profissionais presentes como devem ser realizados os cuidados voltados às crianças com suspeita das doenças causadas pelo mosquito.

O infectologista ressaltou a importância do manejo clínico, diante do cenário atual no Estado. “A gente está vendo um aumento de possíveis casos da dengue, o que gera a necessidade de progressão no atendimento e melhoria na análise do paciente, gerando um impacto positivo no curso da doença, prevendo formas graves, além da sobrevida do paciente”, declarou Raphael.

Pernambuco registrou 2.599 possíveis casos de dengue, segundo Boletim Epidemiológico das Arboviroses da SE 08. A atualização ajuda nessa criação de um ambiente que oferte o atendimento de maior efetividade na identificação dos sinais de dengue na população.

“A gente busca prestar a melhor assistência possível em todos os pontos da saúde”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Verônica Cisneiros, sobre o cuidado no atendimento. “A informação é essencial para receber melhor esses pacientes, seja na indicação do ponto de assistência correto, seja na classificação ou no atendimento médico, a melhoria é crucial para a evolução da atenção no atendimento”, completou.

O evento teve a mesa de abertura formada pela secretária executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP) da SES-PE, Verônica Cisneiros, pelo diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Eduardo Bezerra, pela gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Ana Márcia Dreschler, pela diretora geral de Atenção Primária, Eline Mendonça e pela superintendente de Atenção à Saúde, Érika Ximenes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *