Fórum Ambiental em Olinda: Redução climática

Bolsonaro em Recife impulsiona Gilson Machado
março 24, 2024
Itapissuma: cidade com CEUs da cultura
março 24, 2024

III Fórum Ambiental de Olinda: União de Ambientalistas e Estudantes pela Preservação do Meio Ambiente

A cidade de Olinda foi palco do III Fórum Ambiental nesta última sexta-feira, 22 de março, um evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano do município. O objetivo central do encontro foi abordar questões cruciais como as mudanças climáticas globais e as estratégias essenciais para mitigar os impactos ambientais que afetam não apenas a região, mas o mundo como um todo. O cenário escolhido para as discussões foi o auditório do Palácio dos Governadores, que acolheu não apenas gestores municipais e ambientalistas renomados, mas também uma participação expressiva de estudantes das redes estadual e municipal.

O fórum marcou-se como um espaço privilegiado para a democratização das discussões sobre o meio ambiente, buscando a interação e contribuições da sociedade civil para a definição de metas concretas relacionadas à educação ambiental nas comunidades locais. Entre as propostas apresentadas, destacam-se a implementação de um amplo plano de arborização urbana, a introdução da técnica de compostagem para o gerenciamento de resíduos orgânicos, além de medidas voltadas à redução e combate à poluição em seus diversos aspectos.

Uma das vertentes fundamentais desse debate foi a concepção de um plano municipal de Meio Ambiente, o qual está sendo formulado com base nas contribuições e insights compartilhados durante o evento. Este plano está previsto para ser apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), agendada para novembro de 2025 em Belém (PA), evidenciando o compromisso de Olinda em contribuir ativamente para os esforços globais de preservação ambiental.

Jean Diniz, diretor de Meio Ambiente de Olinda, enfatizou a relevância desse fórum, salientando que a conscientização, especialmente nas escolas e comunidades, é um caminho crucial para influenciar positivamente um número cada vez maior de pessoas, consolidando uma consciência ambiental em prol do nosso planeta.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *