

Ex-lateral da seleção brasileira é liberado após pagamento de fiança milionária
O ex-lateral da seleção brasileira, Daniel Alves, foi solto da prisão Brians 2, em Barcelona, nesta segunda-feira (25), depois de pagar uma fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões). Esse valor foi depositado pela defesa do jogador em uma conta do tribunal que o condenou a 4 anos e meio de prisão por estupro, permitindo que ele aguarde em liberdade a análise dos recursos do caso. Alves estava detido desde janeiro de 2023.
Segundo o jornal La Vanguardia, a equipe de Alves levou cinco dias para arrecadar a quantia necessária para a fiança, contando com ajuda financeira inicialmente prevista da família de Neymar, mas que foi descartada devido à pressão e ao risco de perda de patrocinadores. Após intensas negociações, a defesa do ex-jogador encontrou outras fontes de financiamento para o pagamento da fiança.

A liberdade provisória de Alves foi solicitada ao longo do processo em diversas ocasiões, sendo todas negadas anteriormente pela Justiça espanhola. No entanto, após a sentença condenatória e com a garantia de medidas restritivas, como ficar a pelo menos 1 km da vítima, não tentar comunicação com ela e se apresentar ao tribunal regularmente, a Justiça decidiu conceder a liberdade provisória.
A defesa de Daniel Alves argumenta que, por já ter cumprido uma parte significativa da pena de prisão desde janeiro de 2023, o ex-jogador poderia aguardar em liberdade a decisão dos recursos. A condenação de Alves, que resultou em 4 anos e meio de prisão, foi emitida no último mês devido ao estupro de uma mulher de 23 anos em uma boate espanhola em dezembro de 2022.
Fotos: Divulgação