Minha Casa Minha Vida Entidades: 582 Casas

Pref. tem 4 opções de vice para João Campos
abril 11, 2024
Recife requalifica mais ruas no Cordeiro
abril 11, 2024

Movimentos sociais construirão unidades habitacionais em parceria com a Prefeitura do Recife

Na última quarta-feira (10), o Governo Federal anunciou a construção de 112 mil moradias pelo programa “Minha Casa Minha Vida”, nas modalidades Rural e Entidades. Dessas, 582 unidades serão destinadas ao Recife, distribuídas em quatro conjuntos habitacionais que serão construídos por movimentos sociais.

As entidades habilitadas através de chamamento público foram o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e o CE Feminista. Os terrenos, localizados nos bairros de Passarinho e Cordeiro, foram doados pela Prefeitura do Recife, que também prestou assistência aos movimentos para inclusão no programa.

Em Passarinho, o conjunto habitacional Bariloche I ocupará 5,8 mil metros quadrados, enquanto o Bariloche II terá uma área de 6,1 mil metros quadrados. No Cordeiro, o Maria Felipa ocupará cerca de 8,8 mil metros quadrados, e o Maria Elvira terá 10,6 mil metros quadrados.

O prefeito João Campos celebrou essa conquista: “Vem mais habitação popular para o Recife, através do Minha Casa Minha Vida, agora no modelo Entidades com a criação do presidente Lula. São quatro empreendimentos aprovados, dois deles no Caiara, um de 192 unidades e outro de 70 unidades. E os outros dois empreendimentos ficam no bairro de Passarinho, que, juntos, somam 320 unidades.”

O programa “Minha Casa Minha Vida Entidades” oferece autonomia aos movimentos sociais na construção das unidades habitacionais. As entidades solicitam o financiamento através da Caixa Econômica Federal, que gerencia a construção dos habitacionais.

O secretário-executivo de Habitação do Recife, Felipe Cury, destacou a importância do diálogo com os movimentos sociais para viabilizar essas iniciativas. Além desses projetos, a Prefeitura do Recife tem outros programas habitacionais em andamento, como o “Minha Casa Minha Vida FAR”, que conta com 1.460 unidades habitacionais aprovadas e está em fase de chamamento público para a construção de sete habitacionais.

O município também está estruturando a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil voltada à locação social, o programa “Morar no Centro”, que oferecerá cerca de 1.128 unidades habitacionais na área central da cidade. Outros programas, como o “Moradia Primeiro” e o “PMSHIS”, também visam atender às necessidades habitacionais das famílias em situação de vulnerabilidade social no Recife.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *