

Ministério da Saúde Confirma Primeiro Caso de Cólera em Salvador Após 18 Anos
O Ministério da Saúde do Brasil confirmou o primeiro caso de contaminação local por cólera em 18 anos, localizado em Salvador, Bahia. O paciente, um homem de 60 anos, teve seu diagnóstico confirmado em março, mas desde o dia 10 do mesmo mês não é mais transmissor da doença, conforme informou a pasta em uma nota técnica divulgada na última sexta-feira.
Segundo o documento, não foram identificados outros casos da doença após investigação epidemiológica realizada pelas equipes de saúde locais junto às pessoas que tiveram contato com o paciente. O Ministério da Saúde enfatiza que se trata de um caso isolado e ressalta a importância da sensibilização dos profissionais de saúde para a situação epidemiológica da cólera, a detecção de casos, investigações epidemiológicas e medidas de prevenção e controle.
O paciente não possuía histórico de deslocamento para países com casos confirmados, sendo considerado um caso autóctone, resultado de transmissão local. Os últimos registros desse tipo no Brasil datam de 2005; desde então, apenas diagnósticos importados foram confirmados no país.
A preocupação do Ministério da Saúde com o cenário mundial se deve ao aumento da doença em locais onde ela é endêmica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou surtos de cólera, totalizando 79,3 mil casos e 1,1 mil mortes.

Sintomas, Transmissão e Prevenção da Cólera
A cólera é uma infecção intestinal causada pela bactéria Vibrio cholerae, levando a sintomas como diarreia aquosa, desidratação e perda de fluidos e sais minerais. A transmissão ocorre via fecal-oral, por meio de alimentos ou água contaminados, ou de pessoa para pessoa pelo contato direto com fezes ou vômitos de um indivíduo infectado.
Para prevenir a cólera, o Ministério da Saúde recomenda a lavagem frequente das mãos, especialmente antes de manipular alimentos, tratamento adequado da água para consumo, proteção dos alimentos contra contaminação, entre outras medidas higiênicas e sanitárias.
Embora existam vacinas para a cólera, estas são direcionadas a populações em áreas endêmicas ou em situações de crise humanitária, não fazendo parte do programa de imunizações do Brasil devido à limitação na produção de doses. A OMS teve que ajustar estratégias de vacinação devido à escassez de doses para atender todas as nações afetadas por surtos da doença.
Fotos: Divulgação