Exposição em Realidade Aumentada “EXPO Colorindo”

TikTok banido dos EUA? Entenda o caso
abril 24, 2024
Orquestra celebra 200 anos de imigração alemã
abril 24, 2024


Recife Inaugura Primeira Exposição de Arte em Realidade Aumentada em Espaço Público

A capital pernambucana está prestes a testemunhar um marco histórico na cena artística local com a inauguração da exposição “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais em Realidade Aumentada” no emblemático Pátio de São Pedro. Organizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, o evento promete uma imersão única na interseção entre arte, tecnologia e espaço público.

A mostra, que estará aberta ao público de 25 de abril a 31 de maio, é fruto de uma colaboração internacional entre o Recife e a cidade de Nantes, na França. Esta parceria se materializa em uma experiência artística de vanguarda, onde aproximadamente 70 obras autorais de grafiteiros e grafiteiras locais ganham vida através da realidade aumentada.

A abertura oficial está marcada para esta quinta-feira, 25 de abril, às 18h, e contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações do Som da Rural, Batalha da Escadaria e Okado do Canal, ampliando ainda mais o cenário cultural que envolve a exposição. O público terá a chance de interagir com as obras ao som de “Pretos no Topo,” da banda Barbarize, adicionando uma dimensão sonora envolvente à experiência visual.

Uma das características inclusivas da exposição é a disponibilidade de informações em três idiomas: português, francês e inglês. Cada obra é acompanhada por um texto descritivo que apresenta a biografia dos artistas, enriquecendo o entendimento e a apreciação das peças para um público diversificado, incluindo tanto residentes quanto visitantes.

Para acessar a exposição, os interessados devem baixar o aplicativo FANarZONE em seus smartphones e buscar por “Colorindo o Recife”. Ao iniciar a aplicação e direcionar a câmera do dispositivo para o Pátio de São Pedro, as obras de arte em realidade aumentada ganham vida, proporcionando uma experiência imersiva e interativa.

Além das obras em si, a exposição oferece uma oportunidade única para jovens interessados em arte urbana. Como parte do Programa Colorindo o Recife, será realizada uma oficina de graffiti ministrada por Adelson Boris nos dias 25 e 26 de abril, no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira. As inscrições para a oficina estão abertas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/oficinaexpocolorindo.

A “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais em Realidade Aumentada” não apenas representa um marco cultural, mas também reflete a vitalidade da cooperação internacional e o compromisso com a inovação urbana. A exposição integra uma série de iniciativas do V.U.C.O. – Viver o Urbano Caminhando e Ocupando, projeto que busca revitalizar o Centro do Recife e promover uma maior interação com o espaço urbano.

Essa iniciativa é fruto de uma parceria colaborativa envolvendo diversas entidades e instituições, incluindo o Gabinete da Vice-Prefeita, a Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Programa Recentro, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a ARIES, o Instituto Pelópidas da Silveira, a Emlurb, o Porto Digital, a Unicap, a Tintas Coral e a Cimento Forte, demonstrando o potencial transformador da união entre setores público e privado em prol da arte e da inovação na cidade.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *