Programa Pé-de-Meia em Pernambuco

o-gaucho-de-59-anos-que-resgatou-300-pessoas-de-caiaque-–-sem-saber-nadar:-‘nao-posso-me-deprimir-diante-da-tragedia’
O gaúcho de 59 anos que resgatou 300 pessoas de caiaque – sem saber nadar: ‘Não posso me deprimir diante da tragédia’
10 de maio de 2024
Dinheiro perde espaço na Era da Escolha
10 de maio de 2024

Governadora de Pernambuco lança programa de incentivo para alunos da rede pública

Na manhã de quinta-feira (9), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), anunciou a adesão ao Programa Pé-de-Meia, um incentivo financeiro-educacional em forma de poupança destinado a estudantes de escolas públicas. O objetivo é estimular a permanência e conclusão do ensino médio nesses alunos.

A cerimônia, realizada no auditório da Arena de Pernambuco, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, autoridades locais e nacionais, além de representantes da Caixa Econômica Federal. O programa oferece um incentivo mensal de R$ 200, sacável a qualquer momento, e um depósito anual de R$ 1.000, que só pode ser retirado após a conclusão do ensino médio.

Ao todo, serão investidos R$ 7,1 bilhões em 2,5 milhões de estudantes em todo o país. Em Pernambuco, o investimento é de R$ 500 milhões, beneficiando 177 mil alunos da rede pública. A abertura da poupança e o crédito dos benefícios serão realizados pela Caixa Econômica Federal.

Mariana Gomes de Almeida, de 16 anos, representante do povo Xukuru e beneficiária do programa, expressou sua satisfação: “É uma sensação maravilhosa saber que todos os povos foram incluídos nesse benefício, e isso vai ser excelente para a minha vida, enquanto estudante indígena, e para todos os outros que têm dificuldades financeiras em todo o Brasil”.

O programa visa combater a evasão escolar, um problema significativo no Brasil. Segundo o IBGE, mais de 480 mil estudantes abandonam os estudos anualmente durante o ensino médio. Diversos fatores, incluindo dificuldades financeiras, contribuem para essa realidade. O ministro Camilo Santana enfatizou a importância do programa para manter os jovens na escola, destacando que no segundo semestre, em Pernambuco, cerca de 230 mil alunos serão beneficiados.

Para a governadora Raquel Lyra, o Pé-de-Meia está alinhado com a estratégia do governo estadual de combater a desigualdade e garantir oportunidades aos alunos do ensino médio. “Esse incentivo é essencial para que esses estudantes possam continuar na escola e ter um futuro melhor, com mais oportunidades de empreender e se capacitar”, afirmou.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *