

Governadora de Pernambuco lança programa de incentivo para alunos da rede pública
Na manhã de quinta-feira (9), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), anunciou a adesão ao Programa Pé-de-Meia, um incentivo financeiro-educacional em forma de poupança destinado a estudantes de escolas públicas. O objetivo é estimular a permanência e conclusão do ensino médio nesses alunos.
A cerimônia, realizada no auditório da Arena de Pernambuco, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, autoridades locais e nacionais, além de representantes da Caixa Econômica Federal. O programa oferece um incentivo mensal de R$ 200, sacável a qualquer momento, e um depósito anual de R$ 1.000, que só pode ser retirado após a conclusão do ensino médio.

Ao todo, serão investidos R$ 7,1 bilhões em 2,5 milhões de estudantes em todo o país. Em Pernambuco, o investimento é de R$ 500 milhões, beneficiando 177 mil alunos da rede pública. A abertura da poupança e o crédito dos benefícios serão realizados pela Caixa Econômica Federal.

Mariana Gomes de Almeida, de 16 anos, representante do povo Xukuru e beneficiária do programa, expressou sua satisfação: “É uma sensação maravilhosa saber que todos os povos foram incluídos nesse benefício, e isso vai ser excelente para a minha vida, enquanto estudante indígena, e para todos os outros que têm dificuldades financeiras em todo o Brasil”.

O programa visa combater a evasão escolar, um problema significativo no Brasil. Segundo o IBGE, mais de 480 mil estudantes abandonam os estudos anualmente durante o ensino médio. Diversos fatores, incluindo dificuldades financeiras, contribuem para essa realidade. O ministro Camilo Santana enfatizou a importância do programa para manter os jovens na escola, destacando que no segundo semestre, em Pernambuco, cerca de 230 mil alunos serão beneficiados.
Para a governadora Raquel Lyra, o Pé-de-Meia está alinhado com a estratégia do governo estadual de combater a desigualdade e garantir oportunidades aos alunos do ensino médio. “Esse incentivo é essencial para que esses estudantes possam continuar na escola e ter um futuro melhor, com mais oportunidades de empreender e se capacitar”, afirmou.
Fotos: Divulgação