Enfermeiros param HCP no Recife hoje

usf-salgadinho/-sitio-novo-i-tera-turno-estendido-nesta-terca
USF Salgadinho/ Sítio Novo I terá turno estendido nesta terça
13 de maio de 2024
Inscrições abertas UPE 2025 hoje
13 de maio de 2024


Manifestação dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do HCP: Impactos e Negociações

Na manhã desta segunda-feira (13), uma manifestação liderada pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) tomou lugar em frente ao Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). O protesto resultou na paralisação dos atendimentos no ambulatório e centro cirúrgico da instituição, além do fechamento de uma faixa da avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, no sentido Centro.

Com a interrupção, somente a emergência do hospital manteve-se operacional, contando apenas com 30% do efetivo de profissionais. Os motivos por trás da manifestação incluem demandas por melhorias nas condições de trabalho, o cumprimento do prometido reajuste salarial ainda não concretizado, e, sobretudo, a regularização do pagamento do complemento do piso salarial referente aos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Sidney Neves, superintendente do HCP, esclareceu que a verba destinada pelo Ministério da Saúde para o pagamento dos salários dos enfermeiros foi recebida e utilizada, porém, um complemento necessário para quitar o piso salarial ainda não foi enviado pela pasta. “O piso salarial já vem definido com o nome e o CPF do colaborador que trabalha no hospital”, explicou Neves, enfatizando a ausência desse valor suplementar.

Os efeitos da paralisação foram imediatos, com o cancelamento de 18 cirurgias pela manhã e o adiamento de outras 25 previstas para a tarde do mesmo dia. Para o dia seguinte, 42 procedimentos programados foram suspensos, evidenciando o impacto significativo sobre os serviços médicos prestados pelo HCP, responsável por 51% dos atendimentos a pacientes com câncer pelo SUS em Pernambuco.

Diante da gravidade da situação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) agendou uma reunião para as 16h30 entre representantes do HCP e do Satenpe, visando compreender a situação e buscar intervenções junto ao Ministério da Saúde. Sidney Neves enfatizou o compromisso do hospital em repassar integralmente o que lhe foi destinado, garantindo estar “100% regulares” com os profissionais.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *