Alerta de Geada: Temperaturas Mínimas na Grande Porto Alegre Podem Alcançar 6°C
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo de geada para esta terça-feira, 15 de maio, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Embora as áreas listadas não sejam as mesmas afetadas pelas recentes enchentes que atingiram municípios gaúchos, há cidades próximas que também podem ser impactadas.
Um dos avisos abrange o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, nordeste e sul rio-grandenses, enquanto o outro vale para o sudoeste, sudeste, centro oriental e centro ocidental rio-grandenses. Embora o mapa oficial do Inmet não inclua a capital, o alerta é estendido à Região Metropolitana de Porto Alegre.
O segundo alerta também inclui municípios próximos à porção sul da Lagoa dos Patos e se estende até Pelotas, cidade que também enfrenta dificuldades devido aos alagamentos. As áreas mais ao norte, próximas a Canela e Bento Gonçalves, também podem ser afetadas pelas geadas, ampliando os desafios enfrentados devido às chuvas recentes.
De acordo com as previsões do Inmet, a região sul da Lagoa dos Patos pode registrar mínimas de 4°C na manhã de quarta-feira. Para a Grande Porto Alegre e arredores do Lago Guaíba, as temperaturas devem oscilar entre 6°C e 7°C, alertando para a necessidade de precauções devido ao frio intenso.
Essas previsões ressaltam a importância de medidas de proteção e acompanhamento das orientações das autoridades locais diante das condições climáticas adversas. Os moradores devem estar atentos e preparados para lidar com as baixas temperaturas previstas para os próximos dias.
Fotos: Divulgação