Educação Infantil de Olinda recebe formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

‘o-cirurgiao-esqueceu-um-saco-de-plastico-dentro-do-meu-estomago’
‘O cirurgião esqueceu um saco de plástico dentro do meu estômago’
maio 24, 2024
dois-anos-depois:-recife-ja-entregou-mais-de-tres-mil-obras-em-areas-vulneraveis-para-garantir-protecao-para-40-mil-pessoas
Dois anos depois: Recife já entregou mais de três mil obras em áreas vulneráveis para garantir proteção para 40 mil pessoas
maio 24, 2024
educacao-infantil-de-olinda-recebe-formacao-do-compromisso-nacional-crianca-alfabetizada

educacao-infantil-de-olinda-recebe-formacao-do-compromisso-nacional-crianca-alfabetizada

Evento aconteceu no auditório da Uninassu em Casa Caiada

Publicado por: Analu Pereira, em: 24/05/24 às 11:16

A Secretaria de Educação de Olinda, a partir do regime de colaboração do Governo Federal, lançou na manhã desta sexta-feira (24/05), o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) no âmbito da pré-escola, dedicado às crianças de 4 e 5 anos. O evento aconteceu no auditório da Uninassau, localizada no piso L4 do Shopping Patteo Olinda, no bairro de Casa Caiada e teve a participação de cerca de 200 professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino que receberam essa formação. O lançamento é uma política que é pensada, organizada e estruturada a partir da UFPE em todo o Nordeste.

A Diretora de Ensino e Formação Profissional de Olinda e articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Eline Lima, falou sobre a importância da ação. “Essa política pensada no âmbito nacional, mais materializada no chão da escola, possa assegurar os direitos de aprendizagem das crianças, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que elas, por meio da ludicidade, da brincadeira, aprendam e tenham seus direitos de aprendizagem garantidos”, explica.

Cely Regina Bastos, professora da Educação Infantil, da Escola 19 de Setembro, explica que o encontro formativo é um momento de trocas, de experiências. “Esse encontro nos leva a repensar a nossa prática, ele nos leva a repensar a criança como protagonista dessa aprendizagem, trazendo suportes de letramento para o aluno que está numa fase crucial de aprendizagem. As salas não são homogêneas, são heterogêneas. São crianças que têm uma necessidade especial, crianças que ainda não têm um laudo, crianças que estão dentro de um corpo da sala de aula e que a gente precisa fazer um trabalho diferenciado. Esses encontros formativos para a Educação Infantil são imprescindíveis para um aprendizagem significativa”, reforça Cely.

Fotos: Alice Mafra / Secretaria de Comunicação de Olinda

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

The post Educação Infantil de Olinda recebe formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada first appeared on Hoje Pernambuco.

Fonte: Hoje Pernambuco
www.hojepe.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *