Programas da Prefeitura do Recife são destaque em apresentação de resultados do Criança Alfabetizada

‘ala-dos-suicidas’:-como-a-antiga-tradicao-de-cemiterios-judaicos-foi-pouco-a-pouco-abandonada
‘Ala dos suicidas’: como a antiga tradição de cemitérios judaicos foi pouco a pouco abandonada
maio 28, 2024
na-reta-final-do-imposto-de-renda,-prefeitura-do-recife-incentiva-doacoes-aos-fundos-municipais-da-crianca-e-do-adolescente-e-da-pessoa-idosa
Na reta final do imposto de renda, Prefeitura do Recife incentiva doações aos fundos municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa
maio 28, 2024
programas-da-prefeitura-do-recife-sao-destaque-em-apresentacao-de-resultados-do-crianca-alfabetizada

programas-da-prefeitura-do-recife-sao-destaque-em-apresentacao-de-resultados-do-crianca-alfabetizada

Criados na atual gestão municipal, Primeiras Letras e o Infância na Creche foram citados em evento que contou com a representação máxima do Governo Federal e a presença de governadores de todas as regiões do país

Nesta terça-feira (28), o Prefeito do Recife, João Campos, representou a capital pernambucana e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) no evento voltado para a apresentação dos primeiros resultados do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, do Governo Federal, no Palácio do Planalto, em Brasília. O  Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada é um esforço conjunto entre a União, estados e municípios de todo o país para alfabetizar as crianças brasileiras na idade correta, além de recuperar o atraso educacional causado pelos anos de pandemia. Durante o evento, João Campos apresentou o programa Primeiras Letras, destaque do Recife, e ressaltou o Infância na Creche, que dobrou o número de vagas em creches em menos de quatro anos.

“O cuidado com a educação é algo que nós sabemos que requer muito trabalho, mas o que nos faz economizar esforço e ganhar em resultado e ver que há uma iniciativa do Governo Federal de ter uma política nacional que não deixe nenhum estado ou município para trás. No Recife, criamos o Primeiras Letras, focado em assegurar, através de eixos fundamentais, que os nossos estudantes possam estar alfabetizados até os 7 anos de idade. Também conseguimos dobrar o número de vagas em creches e, em menos de quatro anos, atingimos um número maior de crianças matriculadas do que o quantitativo total do que foi alcançado nos últimos 40 anos. Os resultados medidos impressionam e nos enchem de vontade de seguir apostando, porque é por meio da educação que damos o direito à autonomia e garantimos a possibilidade da criança ter a sua independência e construir o seu futuro”, ressaltou o prefeito do Recife. “Acho que no dia em que o Brasil garantir que todas as suas crianças estejam matriculadas em creches e alfabetizadas, certamente será um salto histórico. E o caminho está desenhado, a rota está montada e agora cabe a todos nós, gestores, governadores, prefeitos, secretários e professores, construirmos essa realidade”, acrescentou ele.

O objetivo principal do programa Criança Alfabetizada é garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano. O incentivo conta com um investimento de mais de R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos. De acordo com os dados divulgados durante o evento, o índice de alfabetização dos estudantes de escolas públicas brasileiras passou de 36% para 56%, desde 2021, alcançando o número referente ao ano de 2019 (55%).

“Estamos propondo que até o ano de 2030 nós alcancemos o índice de 80% de todas as crianças brasileiras alfabetizadas na idade correta, o que é nobre. Porém, o objetivo final é chegar a 100%. Vamos acompanhar todos os estados e municípios para orientar e discutir as formas de melhorar as coisas que não estão funcionando e também divulgar os pontos positivos para que sirvam de exemplo para o país”, afirmou o presidente Lula durante o evento.

“Nós sabemos que, em sua maioria, a grande responsabilidade da educação básica fica nas mãos dos municípios e, independente de questões partidárias, políticas e ideológicas, todo o Brasil precisa se unir para trabalhar em conjunto em prol da alfabetização das nossas crianças. Nós observamos avanços importantes e ressalto que o Ministério da Educação nunca olhou tanto para a educação básica – essa realmente é uma prioridade do governo do Presidente Lula. Quero repetir que só podemos construir melhorias para as crianças brasileiras se todos os estados e municípios se unirem”, explicou o Ministro da Educação, Camilo Santana.

PRIMEIRAS LETRAS – O Primeira Letras é o maior programa de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife e surge para garantir a alfabetização dos estudantes na idade certa, ou seja, até os sete anos de idade, e, consequentemente, melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem destes estudantes. Com investimentos na ordem de R$ 15 milhões até este ano, a iniciativa busca beneficiar 255 unidades de ensino na busca pela alfabetização de todas as crianças que estudam na rede garantindo, além de uma educação de qualidade, o acesso às demais etapas de ensino com maior aprendizagem e melhores oportunidades de um futuro melhor.

INFÂNCIA NA CRECHE – Em maio deste ano, a Prefeitura do Recife ultrapassou a meta de dobrar o número de vagas em creches, chegando a mais de 13,5 mil vagas na rede, um aumento de 110,49% em relação à meta inicial. O que foi feito, até então, em 40 anos na cidade, a atual gestão fez em 4. Construir uma rede de Educação Integral não inclui apenas a educação formal, mas também cuidados essenciais, garantindo o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças. Para chegar nesse resultado, houve cerca de 200 obras ocorrendo de forma simultânea na Secretaria de Educação. Também foram contratados, em um único ato, mais de 1 mil professores para compor a rede, o maior ato da história do Recife.

The post Programas da Prefeitura do Recife são destaque em apresentação de resultados do Criança Alfabetizada first appeared on Hoje Pernambuco.

Fonte: Hoje Pernambuco
www.hojepe.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *