Coreia do Norte Envía Balões com Sacos de Lixo e Possíveis Excrementos para Zonas Fronteiriças da Coreia do Sul em Retaliação
Em um gesto de retaliação, a Coreia do Norte lançou balões contendo sacos de lixo, papel higiênico e supostas fezes de animais em direção às zonas fronteiriças da Coreia do Sul, conforme relatado pela imprensa local nesta quarta-feira.
A imprensa sul-coreana divulgou várias fotografias mostrando balões brancos amarrados a sacos cheios de resíduos e materiais que aparentam ser excrementos.
No último fim de semana, a Coreia do Norte emitiu um aviso, anunciando sua intenção de cobrir as zonas fronteiriças com “pilhas de papel e sujeira”. O Estado-Maior Conjunto sul-coreano observou “objetos não identificados, que se acredita serem panfletos de propaganda norte-coreanos”, na área fronteiriça das províncias de Gyeonggi e Gangwon, e recomendou que os cidadãos evitassem entrar em contato com esses objetos desconhecidos, denunciando-os às autoridades militares ou policiais mais próximas.
O comando militar sul-coreano condenou veementemente as ações da Coreia do Norte, afirmando que violam o direito internacional e representam uma séria ameaça à segurança do povo sul-coreano. Além disso, instou Pyongyang a interromper imediatamente tais ações “desumanas e de baixo nível”.
Na noite de terça-feira, a província de Gyeonggi emitiu um alerta aos seus residentes, instruindo-os a permanecerem em casa e a relatarem quaisquer objetos norte-coreanos às autoridades militares. Desde o fim da Guerra da Coreia em 1953, as duas nações permanecem tecnicamente em guerra, separadas por uma zona desmilitarizada.
Ativistas sul-coreanos têm lançado frequentemente balões contendo folhetos de propaganda e dinheiro em território norte-coreano, prática que tem irritado Pyongyang. No último domingo, a agência oficial KCNA informou que o regime norte-coreano alertou sobre possíveis medidas retaliatórias.
O vice-ministro da Defesa norte-coreano, Kim Kang-il, declarou que “montes de papel usado e lixo serão em breve espalhados pelas áreas fronteiriças e no interior da Coreia do Sul”, conforme citado no comunicado. Este não é o primeiro incidente desse tipo, mas desta vez os métodos adotados pela Coreia do Norte são notavelmente peculiares, observou Cheong Seong-chang, especialista do Instituto Sejong.
“Encontraram-se sacos contendo papel higiênico, lixo e baterias chinesas”, afirmou à AFP. Testemunhas também mencionaram um “cheiro característico proveniente dos sacos”. “É provável que também tenham enviado excrementos”, acrescentou.
Fotos: Divulgação