Balanço do Maio Amarelo 2024: Recife reforça políticas de segurança viária
Na tarde desta quinta-feira (30), técnicos da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) se congregaram para avaliar os resultados do Maio Amarelo de 2024 e traçar diretrizes para futuras ações na política de segurança viária da capital pernambucana. O encontro, realizado no Apolo 235, no bairro do Recife, reuniu 60 profissionais, onde foram destacadas as iniciativas executadas ao longo do mês de maio. As atividades abrangeram gestão de dados, fiscalização, comunicação, educação e engenharia viária.
Gestão de Dados
Dados preliminares do Comitê Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito (Compat) revelam um aumento médio de 41% nas mortes no trânsito entre 2022 e 2023, com os motociclistas representando 45% das vítimas fatais. Alarmantemente, 74% das ocorrências com vítimas registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) envolvem motociclistas. Essas estatísticas preliminares, embora sujeitas a ajustes, exigem atenção. Um estudo observacional realizado pela Universidade Johns Hopkins (EUA) no Recife revelou que um em cada três motociclistas trafegava acima da velocidade ideal na cidade.
Fiscalização
Em resposta aos dados que destacaram os motociclistas como as principais vítimas, as equipes de fiscalização intensificaram suas atividades, especialmente em blitzes. Ao longo do mês de maio, foram realizadas 80 blitzes em locais e horários diversos, com abordagens que incluíram inspeção de veículos e documentos, além de orientação aos condutores sobre os riscos do excesso de velocidade.
Comunicação e Educação
Em paralelo à fiscalização, a Prefeitura do Recife lançou uma campanha nas redes sociais com o slogan “No trânsito, não há segunda chance. Desacelere.” A campanha incluiu dois vídeos testemunhais: o primeiro com um médico discutindo os perigos do excesso de velocidade e a importância da conscientização, e o segundo contando a história de uma mãe que perdeu seu filho em um acidente de moto. Além disso, mais de 80 entregadores de aplicativos foram treinados em direção defensiva. Outra inovação foi a realização de atividades educativas em bares, com foco no público adulto, e ações em escolas, em parceria com a Liga da CTTU.
Engenharia Viária
As equipes de engenharia viária concentraram esforços na disseminação das diretrizes do Manual de Desenho de Ruas do Recife. Para isso, desenvolveram um jogo para capacitar técnicos de universidades e setores da prefeitura. O jogo foi apresentado em cursos de arquitetura e urbanismo, em congressos e entre diversas equipes técnicas de trânsito e infraestrutura da PCR.
“Reduzir as mortes no trânsito é um esforço conjunto. Como poder público, promovemos boas práticas e buscamos parcerias para implementar políticas eficazes, mas nada disso é eficaz sem uma verdadeira mudança de comportamento das pessoas. Precisamos de atitudes que valorizem a vida, e mesmo após o Maio Amarelo, continuaremos promovendo essas boas práticas para salvar vidas”, afirmou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.
Fotos: Divulgação