Controladoria Geral do Município do Recife Aprimora Avaliação de Governança
A Controladoria Geral do Município (CGM) do Recife promoveu, nesta quarta-feira (29), uma apresentação da nova dinâmica de avaliação do Programa de Governança durante uma reunião com os agentes de governança dos Órgãos e Entidades da administração municipal. A Prefeitura implementou melhorias na metodologia de avaliação da governança para o ano de 2024, através da CGM, reunindo os agentes de governança de todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta municipal para introduzir a nova abordagem. Essa nova prática inclui o preenchimento online de planilhas, visando agilizar as respostas e análises das avaliações dos requisitos e indicadores relativos ao desempenho de cada unidade.
O encontro foi iniciado pelo Controlador-Geral do Município, Ricardo Dantas, que ressaltou a relevância do trabalho dos agentes para o aprimoramento do programa e para identificar necessidades e ajustes, garantindo que a avaliação seja precisa, justa e adequada ao trabalho de cada unidade.
“O objetivo do programa vai além da medição, buscamos apoiar e implementar as práticas de boa governança para que se tornem parte do cotidiano da gestão, integrando-se à cultura das pessoas que trabalham na Prefeitura do Recife”, afirmou Ricardo Dantas.
A governança pública envolve um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle para direcionar e monitorar a gestão na condução de políticas públicas e na prestação de serviços de interesse da sociedade. Na Prefeitura do Recife, são avaliados um total de 156 requisitos, alguns dos quais específicos de determinadas áreas. A reunião, realizada no auditório Capiba da Prefeitura do Recife, contou com a participação de aproximadamente 30 agentes de governança.
Fotos: Divulgação