Projeto Nika: Avanços na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no Recife
Impulsionado pelo desejo de melhorar o desenvolvimento sociocognitivo de crianças, um grupo de mães ligadas à Instituição Comunicatea traz para as escolas municipais do Recife o programa Nika Project. Originário dos Estados Unidos, o programa visa disseminar o conhecimento sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC).
Este projeto pioneiro concentrará suas atividades em duas escolas municipais, que ainda não foram anunciadas, atendendo a mais de 60 crianças com necessidades especiais de comunicação entre os dias 17 e 27 de junho. Além disso, o projeto incluirá palestras para a troca de experiências e a capacitação de professores de educação especial da rede municipal, bem como alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Fonoaudiologia e Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A utilização de técnicas de comunicação alternativa é essencial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras dificuldades de comunicação verbal. Esses sistemas, que não dependem da fala, facilitam a interação através de imagens, símbolos e textos adaptados para indivíduos com NCC.
O Comunicatea, formado por Ana Cláudia Neiva, Patricia Coutinho, Cândida Andrade, Tatiana Bley, Camila Marta e Renata Diniz, tem como missão difundir informações sobre CAA no Brasil, visando preencher as lacunas entre o conhecimento e a prática. Renata Diniz, uma das integrantes do grupo, foi fundamental na articulação entre o projeto americano e o Departamento de Fonoaudiologia da UFPE.
A parceria entre o Nika Project e a UFPE possibilitará o intercâmbio de conhecimentos entre as equipes norte-americanas e brasileiras, além de facilitar a disseminação do trabalho realizado pelo Nika nas escolas.
Ana Montenegro, vice-coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem e Aprendizagem (LIAP) da UFPE, destaca a importância da inclusão comunicacional nas instituições educacionais. Rafaella Asfora, outra integrante do projeto, ressalta que a CAA vai além de uma ferramenta prática, promovendo o desenvolvimento emocional das crianças.
A integração com os professores da rede municipal também desempenha um papel crucial na desmitificação de conceitos errôneos sobre a CAA. Através do projeto Nika, espera-se que mais crianças com necessidades complexas de comunicação possam ter acesso a recursos que melhorem sua qualidade de vida e sua interação com o mundo ao seu redor.