O Governo de Pernambuco decidiu antecipar o pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais para o dia 21 de junho, três dias antes do São João, que é considerado ponto facultativo no Estado. Originalmente programado para o dia 28, essa medida beneficiará cerca de 253 mil servidores ativos, comissionados, aposentados e pensionistas, representando uma injeção de R$1,47 bilhão na economia estadual.
A governadora Raquel Lyra destacou que essa antecipação ocorre em um momento crucial para a economia e o turismo de Pernambuco, permitindo que os servidores desfrutem dos festejos juninos da melhor maneira possível. Esta é a segunda vez consecutiva que o governo toma essa medida, seguindo a antecipação realizada em maio em dois dias.
No dia 21 de junho, data do pagamento antecipado, apenas os serviços essenciais estarão em funcionamento nos órgãos e entidades da administração estadual. O secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, explicou que essa antecipação excepcional foi viabilizada pela sólida trajetória na busca pela sustentabilidade fiscal.
Para a secretária de Administração, Ana Maraíza, essa antecipação salarial representa um reconhecimento à dedicação dos servidores públicos no desempenho de suas atividades. Ela destacou que essa ação serve como um incentivo para que os profissionais continuem entregando mais serviços e de melhor qualidade à sociedade.