Recife desapropria Trianon e Cine Art-Palácio

Procissão Junina desceu o Morro da Conceição
junho 20, 2024

Prédios do Trianon e Cine Art-Palácio serão doados ao MEC para novo campus do IFPE, revitalizando o Centro e preservando a tradição cinematográfica (Foto: Wagner Ramos).

Nesta segunda-feira (17), o prefeito João Campos assinou o documento de desapropriação dos edifícios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para a construção do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Os prédios, agora propriedade da Prefeitura do Recife, serão cedidos ao Ministério da Educação, que ficará responsável pelas obras. Esta iniciativa faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro.

“Os prédios do Trianon e do Cine Art-Palácio agora pertencem ao Recife e serão transformados no Instituto Federal no Centro da cidade. Em seguida, iremos doá-los ao Ministério da Educação, que será responsável pela realização das obras. Serão mais de 1.400 alunos beneficiados, além da restauração da sala de cinema, que será utilizada como auditório do Instituto. Todos sairão ganhando com essa ação, especialmente o Recife, com os prédios preservados para um propósito tão nobre quanto a educação”, destacou o prefeito.

No documento assinado pelo prefeito João Campos, os prédios passam a ser de propriedade da Prefeitura do Recife, e a próxima etapa do projeto é a doação para o Ministério da Educação, que irá realizar as obras. Na carta compromisso enviada ao MEC para a execução do projeto, a PCR detalha as ações de apoio à implantação da unidade de ensino como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O projeto inclui a requalificação da sala de projeção do Cine Art-Palácio para possibilitar a exibição de filmes e seu uso como auditório pelo IFPE, preservando e expandindo a memória cultural da cidade e mantendo viva a tradição cinematográfica local. Quando concluído, o campus terá capacidade para acomodar 1.400 estudantes.

Os imóveis são de grande valor histórico e arquitetônico para a cidade. O Edifício Trianon, construído nos anos 30, é um ícone da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, como consultórios médicos e uma faculdade, estando agora pronto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações. O Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um marco do patrimônio cultural do Recife, famoso por sua sala de projeção.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *