Recife inaugura Centro de Saúde Mental

Recife mapeia iniciativas de igualdade racial
junho 20, 2024
Procissão Junina desceu o Morro da Conceição
junho 20, 2024

O Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio, focado em saúde mental, recebeu um investimento de R$ 250 mil e atenderá 60 pessoas diariamente (Foto: Rodolfo Loepert).

Nesta terça-feira (18), a Prefeitura do Recife inaugurou o primeiro centro de convivência gratuito para apoio em saúde mental. Pioneiro em Pernambuco, o Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio, localizado na Caxangá, promoverá a reabilitação psicossocial de recifenses a partir dos 18 anos que enfrentam sofrimento psíquico, por meio de oficinas artísticas e sem internação. O objetivo é facilitar o retorno ao cotidiano e diminuir o estigma relacionado à dependência química e transtornos psíquicos. O espaço terá capacidade para atender 60 pessoas por dia, seja por demanda espontânea ou encaminhadas por Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. O prefeito João Campos participou da inauguração ao lado da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

“Sabemos da importância de construir um espaço que ofereça atendimento acolhedor e de qualidade, servindo como uma forma de reabilitação para quebrar estigmas sociais, através de atividades que envolvem ludicidade, arte, culinária e diversas outras áreas. Muitos achavam que isso não seria possível em um equipamento público do SUS, mas é possível e agora faz parte da Rede de Saúde do Recife”, destacou João Campos.

O Centro de Convivência funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h, e contará com 30 profissionais, incluindo educadores físicos, psicólogos, pedagogos, oficineiros e outros. As atividades artísticas são uma ferramenta terapêutica importante, permitindo que as pessoas expressem seus sentimentos e pensamentos, além de oferecer momentos de lazer e relaxamento.

“Com o acompanhamento multiprofissional, as oficinas de música, culinária, artes plásticas, teatro e jardinagem, entre outras, podem fortalecer vínculos sociais, facilitar o retorno à sociedade e reduzir a dependência de medicamentos. A ideia é que, com suporte e cuidado humanizado, tenhamos uma redução nas crises dos pacientes, diminuindo a necessidade de emergências e internações, já que o convívio social é fundamental para a autoestima e protagonismo das pessoas”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A construção da unidade começou em novembro do ano passado, com um investimento de R$ 250 mil. A requalificação do espaço incluiu salas para atividades em grupo, oficina de cerâmica, setores administrativos, biblioteca, cozinha experimental e anfiteatro, todos acessíveis e climatizados. “Estamos vivendo um momento especial na saúde mental do Recife. Dos 17 CAPS, requalificamos oito, como a nova estrutura do Cempi em Jardim São Paulo, entregue na semana passada. Além de melhores condições de atendimento à população, também proporcionamos um local de trabalho mais adequado para os profissionais. Outras ações significativas foram a nomeação de mais de 140 profissionais aprovados em concurso para esse tipo de atendimento e a revisão dos itens de assistência farmacêutica, incorporando medicamentos modernos e mais eficientes para tratar diversos transtornos”, resumiu a secretária.

HOMENAGEM – O centro homenageia Maria de Fátima Sotero Caio, mais conhecida como Fátima Caio. Psicóloga e artista, faleceu em 16 de março de 2023, aos 65 anos. Servidora da Prefeitura do Recife, trabalhou em unidades da rede de atenção psicossocial da cidade, além da Policlínica Lessa de Andrade e da Unidade de Cuidados Integrais Guilherme Abath. Em toda sua carreira, aliou psicologia e arte, incluindo pintura, teatro e construção de bonecos.

“Hoje é um dia de muita alegria. Estou super emocionada porque este Centro era tudo o que ela queria em vida. Sou muito grata à Prefeitura do Recife e a todos que fizeram parte dessa trajetória”, comemorou Nelma Caio, irmã da homenageada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *