Nos dias 13 e 14 de novembro de 2024, o programa itinerante Alepe Cuida estará em Bezerros, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos nas áreas de saúde e cidadania. As atividades ocorrerão na Rua Coronel Bezerra, ao lado da Igreja Matriz São José dos Bezerros, com atendimentos das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Para marcar consultas e exames, a população poderá realizar o agendamento a partir de 7 de novembro, pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026. Os horários de agendamento são das 8h às 16h (nos dias 7, 11 e 12 de novembro) e das 8h às 13h (na sexta-feira, 8 de novembro).
As especialidades disponíveis são:
Observações: Exames de ultrassonografia são indicados para pacientes a partir de 15 anos, enquanto as mamografias são destinadas a pessoas de 40 a 69 anos. O atendimento oftalmológico está disponível para quem tem 12 anos ou mais. Para o exame de ultrassonografia de abdômen total, é preciso realizar jejum de no mínimo 8 horas e no máximo 12 horas.
Haverá também atendimentos de livre demanda, por ordem de chegada, incluindo:
Na área de cidadania, diversas instituições estarão presentes com serviços variados:
Banco do Nordeste (BNB) e Sebrae: orientação para regularização de microempresas, gestão de negócios, obtenção de microcrédito e exposição de produtos.
Defensoria Pública: encaminhamento para habilitação de casamento, orientação jurídica e ações de menor complexidade (pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e retificação de registro).
Instituto Tavares Buril e Secretaria de Defesa Social: emissão de primeira e segunda vias de RG. A primeira identidade e o RG para pessoas a partir de 60 anos são isentos de taxa; para a segunda via, há uma taxa de R$ 29,90. É necessário levar foto 3×4, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de pagamento.
Detran: emissão do CRLV 2024, renovação de CNH (com captura de foto), emissão de boletos para pagamento, consulta de pontuação da CNH e agendamento de atendimentos.
Compesa e Neoenergia: negociação de dívidas, solicitação de nova ligação, emissão de segunda via de faturas e solicitação de desligamento.
O Alepe Cuida é uma iniciativa da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que leva serviços gratuitos de saúde e cidadania a diversas cidades do estado, como parte da campanha “Juntos Nós Cuidamos”. O programa busca ampliar o acesso a atendimentos médicos, odontológicos e serviços essenciais de cidadania, promovendo o bem-estar social para a população pernambucana.