HONRARIA – Iniciativa reconhece mais de três décadas em defesa da saúde. Foto: Jarbas Araújo
A Alepe concedeu na noite de segunda (11) o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana à enfermeira Ana Paula Ochoa. A homenagem partiu de uma iniciativa do deputado Gilmar Júnior (PV), que também presidiu a reunião solene no auditório Sérgio Guerra.
Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, Ana Paula Ochoa se formou em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especializou-se em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo e em Educação Profissional na Área da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública.
AUTOR – Gilmar Júnior destacou contribuição da homenageada para o fortalecimento da enfermagem. Foto: Jarbas Araújo
Ana Paula chegou ao Recife em 1990 acompanhada do marido, o neurocirurgião Glaucio Roberto de Siqueira, e em 2004 se tornou a primeira enfermeira a conquistar o título de mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como integrante da equipe de neurocirurgia, participou da inauguração do Hospital do Câncer de Pernambuco, lecionou na Universidade de Pernambuco (UPE), na antiga Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) e na UFPE. Como gestora, Ana Paula presidiu e dirigiu a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Pernambuco (Aben-PE) e, desde 2022, atua na gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE).
“Conceder esse título é reconhecer o brilhante trabalho que Ana Paula desenvolve aqui no estado há mais de três décadas. Uma trajetória ligada à educação, à prestação do serviço, à população e ao fortalecimento da categoria de enfermagem”, destacou Gilmar Júnior. “Nós agradecemos à doutora Ana Paula, que tanto nos beneficia com seu trabalho. Reconhecemos a efetiva participação desta profissional no desenvolvimento da saúde em Pernambuco”, prosseguiu.
Ao receber a honraria, Ana Paula afirmou que “terras paranaenses, paulistas e pernambucanas fazem parte de uma só realidade para quem vê com o coração”. “São as minhas três pátrias: a paulista, onde nasci; a paranaense, onde me formei, e a pernambucana onde me fortaleci. Para mim, elas se fundiram para sempre”, discursou.
ORGULHO – Enfermeira ressaltou tradições e valores de Pernambuco. Foto: Jarbas Araújo
“Agora que sou pernambucana, de fato e de direito, posso dizer: acho tudo isso arretado. Tenho imenso orgulho de ser agora pernambucana, nossa terra, além de belezas soberbo estendal, é muito rica em história, tradição e no culto dos valores nobres que inspiraram e inspiram gerações por todo o Brasil”, refletiu a homenageada da noite.
Ana Paula ainda reafirmou o compromisso com o empoderamento da enfermagem e a defesa de uma assistência de saúde com qualidade para o estado. Também estiveram presentes na reunião solene, Carmela Alencar, representando o sindicato dos enfermeiros; a decana do Conselho Regional de Enfermagem, Julita Correia Feitosa e a ex-presidente da Aben-PE, Maria da Penha Carlos de Sá.