AGENDA – Grupo parlamentar deve fazer uma série de eventos para celebrar a história da Polícia Militar em PE. Foto: Amaro Lima
A Assembleia Legislativa deu início nesta terça (26) a uma comissão especial para celebrar os 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco, que será comemorado em junho de 2025. A comissão tem como o objetivo promover audiências públicas, solenidades e debates que valorizem a história da PMPE.
O deputado Antônio Moraes (PP) foi o autor da proposta e será presidente da comissão. Segundo ele, a agenda de atividades do grupo parlamentar permitirá que “a Assembleia Legislativa possa ter uma participação ativa nos festejos de 200 anos de relevantes serviços prestados ao povo pernambucano pela PMPE”. Ele acrescentou que também está nos planos da comissão especial a edição de um livro sobre a trajetória da instituição, bem como a reedição de algum material já publicado.
O colegiado contará com dez parlamentares. O deputado Joel da Harpa (PL) será o vice-presidente e o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) será o relator. O deputado Pastor Júnior Tércio (PP) foi outro membro da comissão que esteve presente no encontro.
História
A Polícia Militar foi fundada em 1808, inicialmente como Corpo de Polícia, passando em seguida por outras denominações, como Força Pública e Força Policial. A instituição passou por várias mudanças e modernizações até que, em junho de 1825, recebeu a denominação de Polícia Militar de Pernambuco, incorporando novas tecnologias e práticas.
“Nos últimos anos, a PMPE vem enfrentando novos desafios, como a violência urbana e necessidade de adaptação permanente às transformações socioculturais e às frequentes demandas da sociedade”, concluiu Antônio Moraes.