SERVIÇOS – População de Araripina recebeu atendimento na sede do município. Foto: Prefeitura de Araripina
O projeto Alepe Cuida chegou nesta quarta (27) a Araripina, no Sertão do Araripe. A ação, feita por meio de parceria do Legislativo pernambucano com outras instituições, oferece à população local, ao longo de dois dias, serviços gratuitos de saúde e cidadania. Centenas de pessoas já foram beneficiadas no primeiro dia de atividades.
Os atendimentos incluem consultas médicas, exames preventivos, orientações jurídicas, emissão de documentos e outros serviços essenciais. A iniciativa do legislativo estadual visa proporcionar à população acesso a cuidados básicos.
Durante a abertura, a deputada Socorro Pimentel(União) destacou a importância do projeto: “Trazer essa iniciativa para Araripina foi uma demanda que apresentamos ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e ao primeiro secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade), no início do projeto, assim que assumimos o nosso mandato. Estamos felizes em poder ofertar esse serviço à população”, disse.
DEMANDA – A deputada Socorro Pimentel e o prefeito Raimundo Pimentel destacaram importância da chegada do Alepe Cuida na região. Foto: Prefeitura de Araripina
A ação conta com a parceria da Prefeitura de Araripina, que garantiu a estrutura necessária para a realização do evento. O prefeito Raimundo Pimentel também ressaltou o impacto positivo da iniciativa:
“É uma grande satisfação ver Araripina sendo contemplada por uma ação tão significativa como o Alepe Cuida. Essa parceria com a Alepe mostra o compromisso em melhorar a qualidade de vida da nossa população, oferecendo serviços essenciais e garantindo que as pessoas mais vulneráveis tenham acesso a cuidados que fazem a diferença”, afirmou o prefeito.
Os atendimentos seguirão nesta quinta-feira (28), último dia da ação em Araripina. A expectativa é de que mais pessoas possam ser atendidas, com a continuidade das atividades na área externa da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), na Rua Antônio de Hermógenes, nº 80. Os serviços estarão disponíveis em dois turnos: das 9h às 12h e das 13h às 16h.
A ação é coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe, que foi representada pelo assessor Ernani Miranda Paiva. A SSMO oferece serviços como ultrassom de mama, tireoide, abdome total, endovaginal, além de eletrocardiograma e mamografia.
Também são disponibilizadas consultas em odontologia, pediatria, dermatologia, cardiologia, nutrição e oftalmologia (em parceria com a Fundação Altino Ventura). Além disso, há atendimentos disponíveis para vacinação ambulatório do pé diabético (termografia), ventosaterapia, massagem, citologia, testagem e aconselhamento e ações da vigilância em saúde.
Em relação a serviços de cidadania, o Alepe Cuida oferece em Araripina o atendimento do Banco do Nordeste, Sebrae, Procon, Defensoria Pública,Instituto Tavares Buril, Detran, Compesa, Neoenergia, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).