Título de Cidadã reconhece dedicação de Maria Luiza Aléssio ao povo pernambucano

petrolina-recebe-caravana-de-servicos-do-alepe-cuida-nos-dias-4-e-5-de-dezembro
Petrolina recebe caravana de serviços do Alepe Cuida nos dias 4 e 5 de dezembro
novembro 27, 2024
sesc-piedade-reabre-com-novas-instalacoes-e-programacao-especial
Sesc Piedade reabre com novas instalações e programação especial
novembro 27, 2024
titulo-de-cidada-reconhece-dedicacao-de-maria-luiza-alessio-ao-povo-pernambucano

RECONHECIMENTO – Solenidade destacou a importância da educadora para os direitos humanos. Foto: Nando Chiapetta

A educadora e defensora dos direitos humanos e da justiça social Maria Luiza Martins Aléssio recebeu o título honorífico de cidadã pernambucana na noite de terça (26). A homenagem, solicitada pelo deputado João Paulo (PT), ocorreu em reunião solene da Alepe.

Na ocasião, o autor da homenagem ressaltou o “privilégio de trabalhar diretamente com Malu” quando foi prefeito do Recife, e ela atuou como secretária de Educação, Esporte e Lazer. “Juntos construímos uma gestão democrática e participativa, inspirada nos ideais de Paulo Freire. Com o seu espírito inovador, Malu implementou programas e ações que transformaram a educação municipal, sempre priorizando a democratização dentro das escolas e equipe de trabalho na secretaria”, elogiou. 

“Este título simboliza nossa gratidão e apreço por sua dedicação incansável ao serviço do povo de Pernambuco”, complementou João Paulo. 

Amor por Pernambuco

A professora agradeceu a João Paulo e sua equipe pelo título, reconhecendo o gesto de amizade do deputado. “Abraço a cada um dessa Mesa que me acompanhou ao longo desses anos. Com certeza esse é o título mais gratificante que eu já recebi, porque é como se o amor a Pernambuco fosse correspondido”, disse a homenageada da noite. 

GRATIDÃO – “É o título mais gratificante que já recebi”, diz homenageada. Foto: Nando Chiappetta

Maria Luiza expressou ter compreendido, como gestora na administração de João Paulo, “o que significava na realidade a luta pelo direito a uma educação pública gratuita e de qualidade social”. 

Em discurso, o padre Marcelo Barros também fez uma homenagem a professora. “Há mais de 50 anos, não somente Malu assumiu a cidadania de Pernambuco, como consagrou a vida para que todas as pessoas pudessem ter cidadania, acesso a direitos sociais e uma vida digna”, disse o religioso. 

O ex-presidente do instituto Dom Helder Câmara, Antônio Carlos Maranhão citou o engajamento de Malu na primeira Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e nas comunidades eclesiais de base “Isso era muito arriscado fazer nos anos 1970, e Malu fez”, afirmou. 

Já o marido dela, Ricardo Aléssio, expressou gratidão e destacou a caminhada da mulher durante a vida e sua luta em Pernambuco. “É uma mulher de uma sensibilidade humana imensa, que é base para sua política plena de discernimento e coragem”, enfatizou.

Biografia

Professora aposentada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Luiza, ou Malu, como é mais conhecida, tem sido uma voz forte em defesa dos mais vulneráveis. Ela possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Paraná (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1977) e doutorado em Ciências da Vida pela Université Pierre et Marie Curie, em Parias (1994). 

Maria Luiza foi secretária de Educação, presidente regional da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação e secretária de articulação da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação em Pernambuco. Foi também diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. 

Também participaram da solenidade o arcebispo emérito da Diocese de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido; a psicóloga Emília Carvalho Lapa; a professora Edna Garcia Pessoa; a ex-pro-reitora da UFPE, Ana Maria Santos Cabral; o padre Fábio Potiguar, capelão da Igreja das Fronteiras.  Na solenidade, o Coral Vozes de Pernambuco fez uma apresentação, sob a regência da maestrina Miriam Cecilia Machado, interpretando a música “Leão do Norte”, de Lenine, e em sequência, “Anunciação”, de Alceu Valença.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *