A Alepe celebrou, em reunião solene na última quarta (11), os 65 anos do Centro Universitário Tabosa de Almeida, hoje Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces-Unita). Fundada em 1959 em Caruaru (Agreste Central), por iniciativa do ex-deputado federal Adalberto Tabosa de Almeida, a instituição foi a primeira a interiorizar o ensino superior em Pernambuco, oferecendo os cursos de Direito e Odontologia.
LEGADO – Solenidade celebrou o impacto da instituição na formação de cidadãos e profissionais. Foto: Giovanni Costa
A homenagem partiu de requerimento apresentado pelo deputado João Paulo Costa (PCdoB), que parabenizou e destacou o papel da universidade no ensino. O reitor da universidade, Paulo Muniz, demonstrou sua gratidão ao reconhecimento da Casa Legislativa. Para ele, a Asces é um lugar que inspira e realiza sonhos e projetos. “Estamos formando profissionais e cidadãos para Caruaru, para a região e para o mundo”, afirmou.
Outras homenagens
A deputada Rosa Amorim (PT), por sua vez, expressou sua alegria ao discursar sobre a faculdade de seu município, realçando o compromisso na ampliação do acesso à educação em Pernambuco. “Para mim, é uma alegria dizer que essa universidade cumpre além de sua função, que é educar. Ela tem uma prestação social; é uma locomotiva do desenvolvimento do Agreste”, afirmou.
Relembrando sua trajetória na instituição, onde se graduou em Direito, a vereadora de Caruaru Perpétua Dantas (Avante) ressaltou o legado deixado para as pessoas que passaram pela universidade. “Essa caminhada marca minha vida desde 1990 e eu fico muito feliz e honrada”, disse a vereadora.
A solenidade também contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Caruaru, Fernando Antônio Souza; da pró-reitora administrativa, Emília Pinheiro, e do professor e pró-reitor acadêmico, Darci Cintra.