MISSÃO – Solenidade reconheceu luta do religioso por direitos humanos e justiça social. Foto: Amaro Lima
A Alepe concedeu, nesta terça (17), o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao padre Fábio Santos. A homenagem partiu de projeto de resolução apresentado pelo deputado João Paulo (PT), que presidiu a solenidade.
O parlamentar petista ressaltou a atuação do religioso na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na periferia de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), reconhecendo sua missão religiosa.
“Esta honraria não apenas celebra sua trajetória de vida e seu trabalho admirável, mas também simboliza a profunda conexão que ele estabeleceu com nosso Estado e nosso povo, especialmente na promoção da justiça social, dos direitos humanos e da fé”, enalteceu o parlamentar.
Biografia
Nascido no Rio Grande do Norte, Padre Fábio dos Santos é graduado em Filosofia e Teologia. Foi pároco da Igreja São Batista em Ares (RN) e reitor do Seminário Menor de São Pedro da Arquidiocese de Natal. Atualmente é pároco em São Miguel do Gostoso (RN) e vice-presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP).
Presente na cerimônia, a senadora Teresa Leitão elogiou João Paulo pela solicitação do título, declarando o quão importante é a homenagem. “Padre Fábio tem esperança e luta. Ele está no dia-a-dia, sem perder a alegria. Alegria de quem crê, de quem espera, de quem sabe que a luta vale a pena”, expressou.
Honrado pelo título, o homenageado relembrou a caminhada pelas igrejas de Pernambuco com muita emoção e gratidão. “É com muita honra, alegria, humildade e responsabilidade que recebo este Título Honorífico de Cidadão Pernambucano. Mas esses títulos não são coisas para fazerem a vaidade subir à cabeça; são para descer para o coração, as mãos e os pés”, discursou.
Durante a solenidade, um vídeo com depoimentos de amigos e familiares de Fábio foi reproduzido e também houve a apresentação do Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários e colaboradores da Casa Legislativa.