HOMENAGENS – Grande Expediente celebrou personalidades que honram legado de Joaquim Nabuco. Foto: Jarbas Araújo
A Alepe realizou nesta quinta (19) um Grande Expediente Especial para entrega da Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, a 10 personalidades que prestaram serviços relevantes ao estado de Pernambuco, nesta quinta (19), no Auditório Sérgio Guerra. A comenda foi outorgada no ano da comemoração dos 175 anos de nascimento do patrono do legislativo pernambucano, que teve uma história marcada pelos seus ideais libertários e humanistas.
Coube ao presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB) coordenar os trabalhos e realizar a entrega das medalhas aos homenageados ao lado dos respectivos parlamentares, que, por sua vez, fizeram as indicações dos agraciados.
Em seu discurso, o presidente da Alepe destacou a importância dos homenageados para a história pernambucana. “Que toda a sociedade possa conhecer e reconhecer cada vez mais a importância de Joaquim Nabuco para esta Casa e para a nossa história. Que a luta pela justiça social que guiou a trajetória de Nabuco continue a inspirar os nossos mandatos e também o trabalho de cada um dos agraciados na suas áreas de atuação”, disse Álvaro Porto.
PRESIDENTE – “Que toda a sociedade possa conhecer e reconhecer cada vez mais a importância de Joaquim Nabuco para esta Casa e para a nossa história”, declarou Álvaro Porto. Foto:
Representando os homenageados, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto reverenciou os demais agraciados e agradeceu o recebimento da mais alta comenda concedida pela Alepe.
“Espero que o trabalho de cada um dos agraciados em suas respectivas áreas de atuação possa trazer medidas e investimentos estruturantes e inclusivos para Pernambuco”, ressaltou.
Também participaram da homenagem o conselheiro do TCE Eduardo Porto, o vereador recifense Eriberto Rafael, o procurador-geral do Recife Pedro Pontes (representante do prefeito João Campos), o presidente da Fiepe Bruno Veloso e o presidente da Associação dos Empresários do Brasil, Fernando Mendonça.
Durante a cerimônia, também houve uma homenagem para a Alepe. O desembargador Bartolomeu Bueno, presidente da Comissão de Direitos Humanos do TJPE, entregou a medalha comemorativa dos 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos ao presidente Álvaro Porto.
Nelson Bezerra
Responsável pela indicação: deputado Antônio Moraes (PP)
Fundador e presidente da Masterboi, empresa que instalou em Canhotinho o mais moderno frigorífico do país. Nelson começou como um pequeno negócio familiar de distribuição de carne, em Caruaru, e hoje dirige uma empresa que se tornou referência nos mercados nacional e internacional de processamento e distribuição de alimentos.
Ricardo Essinger
Responsável pela indicação: deputado Eriberto Filho (PSB)
Economista, fundador e sócio da Oxinor, empresa do setor químico que produz pigmentos a partir de óxido de ferro para utilização na construção civil e na fabricação de tintas. Essinger é também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria e ex-presidente da Fiepe, onde cumpriu dois mandatos.
Gustavo José Moura Dubeux
Responsável pela indicação: deputado France Hacker (PSB) – representado no evento pelo deputado João de Nadegi (PV).
Sócio-fundador e Presidente do Conselho de Administração da Moura Dubeux. Com 41 anos de atividade, o grupo é referência em construção civil, com atuação em grandes empreendimentos de todo o Nordeste
José Almeida Cordeiro
Responsável pela indicação: deputado Izaías Régis (PSDB) – representado no evento pelo deputada Débora Almeida (PSDB)
Fundador da Granja Almeida, empreendimento do setor avícola sediado em São Bento do Una, no Agreste, oriundo da zona rural de São Bento, o empreendedor fundou e dirige a principal avícola de Pernambuco e uma das maiores empresas do setor no Nordeste que emprega mais de 4 mil funcionários.
Maria Teresa Caminha Duere
Responsável pela indicação: deputado Jarbas Filho (MDB)
Foi deputada estadual na Alepe por três mandatos, nos quais se destacou pela liderança e capacidade argumentativa. Foi nomeada para o TCE em 2002, onde atuou até sua aposentadoria em 2023, tornando-se um referência por boas práticas de julgamento e seriedade.
Henrique Costa da Veiga Seixas
Responsável pela indicação: deputado João de Nadegi (PV)
No comando da Defensoria Pública do Estado desde 2022, tem mais de 14 anos na instituição. O trabalho dele se destaca pelo foco na diminuição das desigualdades sociais e econômicas e na garantia do acesso à Justiça aos mais vulneráveis.
Ricardo Paes Barreto
Responsável pela indicação: deputado Álvaro Porto (PSDB)
Desembargador do TJPE, ocupa a presidência da institiuição na gestão 2024/2026. É bacharel, mestre e doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal em Pernambuco (FDR/UFPE). Foi corregedor-geral de Justiça no biênio 2022/2024. No Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, exerceu o cargo de vice-presidente em 2010, e de presidente, no biênio 2011/2013.
Exerceu três mandatos como deputado da Alepe, onde teve atuação reconhecida pela capacidade de liderar, dialogar e construir consensos. Foi ainda consultor jurídico do Estado e diretor do Departamento de Assistência ao Cooperativismo de Pernambuco. Foi posteriormente nomeado conselheiro do TCE, onde atuou por mais de 30 anos, presidindo o Tribunal por quatro vezes até a aposentadoria, em 2023.
Dom Paulo Jackson
Responsável pela indicação: deputado Mário Ricardo (Republicanos)
Foi bispo da Diocese de Garanhuns, até assumir, no ano passado, a Arquidiocese de Olinda e Recife. Tem atuado com dedicação para diminuir as desigualdades sociais e fortalecer a fé católica.
Integrante do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, é também representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações. Foi também membro do Comitê Técnico de Assessoramento das Vacinas COVID do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Por fim, foi ainda presidente da Comissão Estadual de Residência Médica e conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.