Tecnologia e inovação: estudantes da Faculdade Senac PE conquistam vitória no Hacker Cidadão 12.0

Mano Medeiros vistoria conclusão de pavimentação de rua em Candeias
21 de março de 2025
Prefeitura inicia curso de manipulação de alimentos e cortes de açougue para mulheres do município
21 de março de 2025

Alunos do curso de ADS se destacaram ao resolver desafios propostos durante a maratona de programação

Dois alunos da Faculdade Senac Pernambuco brilharam na maratona de programação Hacker Cidadão 12.0, promovida pela Prefeitura do Recife por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel). O evento, realizado entre os dias 11 e 13 de março no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Senac PE (11/03) e no Mirante do Paço (12 e 13/03), teve como objetivo construir soluções inovadoras voltadas para a melhoria na eficiência dos serviços ao cidadão na capital pernambucana.

Edson Gonçalves Junior e Mateus Pereira Dizeu são estudantes do 5º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Eles e outros três colegas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) formaram a equipe MangueData, vencedora do Desafio 1 da maratona. O problema apresentado ao grupo foi: “Como podemos evoluir o Hub de Dados do Recife para facilitar o consumo de informações, tornando os dados abertos mais acessíveis, interativos e úteis para o cidadão, com o uso de novas tecnologias?”.

A equipe desenvolveu uma solução que utiliza um chatbot de Inteligência Artificial treinado com a base de dados abertos do Hub, oferecendo respostas intuitivas sobre o Recife para ajudar os usuários a se informarem de acordo com suas necessidades individuais. A proposta do grupo se destacou pela aplicação de inteligência de dados, experiência do usuário e usabilidade, facilitando a navegação e extração de insights a partir das informações disponibilizadas no Hub de Dados. Como prêmio, a equipe levou para casa a quantia de R$ 7 mil.

“Foram dias intensos de muito trabalho, conciliando a faculdade com o Hacker Cidadão. No final, deu tudo certo”, comemora Edson. Além dele e de Mateus, a MangueData foi composta também por Wesley Correia, Vinicius Siqueira Lins e Carlos Eduardo Teixeira, estudantes do curso de Sistemas de Informação do Centro de Informática (CIn) da UFPE. “É muito gratificante fazer parte disso tudo. Nossa organização e estratégia foram decisivas, desde os formulários compartilhados em grupos até o deploy do frontend do projeto para que os jurados pudessem testá-lo no celular”, explica Edson.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, ver estudantes da Faculdade Senac brilhando em uma maratona de inovação só reforça o compromisso da instituição em formar profissionais preparados para os desafios do mercado e para transformar a sociedade com tecnologia e criatividade. “Essas conquistas demonstram não apenas a qualidade do ensino que oferecemos, mas também o talento e a dedicação dos nossos alunos, que souberam aplicar seus conhecimentos para criar soluções inovadoras e de grande impacto social. Seguiremos investindo no desenvolvimento desses jovens e incentivando a cultura da inovação, pois acreditamos que a educação tem o poder de mudar vidas e construir um futuro mais promissor para todos”, destaca Peixoto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *