A Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, acaba de ganhar um título inédito no cenário global: o de primeira reserva solar do mundo. A iniciativa é resultado de uma ação da iniciativa privada, com apoio da Prefeitura do Jaboatão, e marca um avanço importante nas práticas de sustentabilidade urbana e ambiental.
Inspirado no conceito de reservas florestais e marinhas, o projeto tem como objetivo preservar a incidência direta da luz solar na faixa de areia, promovendo o bem-estar dos frequentadores e a valorização ambiental. A área em questão está localizada na altura do número 986, entre a Avenida Bernardo Vieira de Melo e a orla marítima de Piedade, e foi adquirida pela cervejaria Corona como parte das comemorações pelos 100 anos da marca.
A reserva solar foi desenvolvida em parceria com a agência de publicidade Grey. Com o terreno protegido contra construções verticais, a proposta é impedir que sombras comprometam a experiência dos banhistas e visitantes da praia.
“Temos um litoral muito belo e bem frequentado diariamente, e toda medida que chega para somar qualidade de vida e bem-estar à nossa orla e às pessoas que a utilizam é sempre bem-vinda pelo poder público. Em nome do povo do Jaboatão dos Guararapes, quero parabenizar a Corona e sua diretoria pelos 100 anos de existência, pela promoção dessa atitude que reflete um compromisso com o meio ambiente, e agradecer por escolherem a nossa Praia de Piedade para implantação dessa reserva solar”, declarou o prefeito Mano Medeiros.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes, Roberto Abreu e Lima, também comemorou a escolha:
“É uma alegria muito grande, dentre todas as praias do mundo, termos sido escolhidos pela Corona, uma marca mundial, para sediar essa primeira reserva solar, principalmente na Praia de Piedade que é belíssima e só exaltando as potencialidades de lazer e turismo do nosso município.”
Segundo Manir Fadel, CEO e CCO da Grey, a proposta da reserva solar é ampliar a conscientização ambiental:
“A reserva solar foi criada com base em um conceito, que é amplamente desconhecido pelo público, para salvaguardar a luz solar nas praias. O objetivo é dar o exemplo, iniciar uma discussão e aumentar a conscientização entre a população e as comunidades locais para preservar a luz do sol em nossas praias para que todos possam desfrutar.”
Fotos: Edílson Júnior