Especialista aponta atitudes simples que podem transformar a relação com o dinheiro
Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que 76,1% das famílias brasileiras estão com parte da renda comprometida com dívidas. Além disso, uma pesquisa da fintech Onze, especializada em saúde financeira, mostrou que 50% dos brasileiros relataram alterações na saúde física e mental causadas por problemas financeiros.
Mas há solução. Com hábitos simples e conscientes, é possível evitar o endividamento e reorganizar os gastos, criando um caminho para uma vida financeira mais saudável e equilibrada.
“A Neurociência explica que repetir uma determinada ação várias vezes cria caminhos neurais para que esses comportamentos se tornem automáticos. Quando adotamos bons hábitos, criamos uma base sólida para uma vida mais saudável e isso também pode ser aplicado às finanças”, destaca Tatiana Lemos, gerente da agência Sicredi Recife em Vitória de Santo Antão.
Atitudes que fazem a diferença
Tatiana Lemos compartilhou algumas atitudes que podem ajudar nesse processo de mudança:
“Com pequenas mudanças, conseguimos transformar nossa realidade financeira. Organização, disciplina e acesso à informação são fundamentais nesse processo”, reforça Tatiana.