Mudança de hábitos garante vida financeira saudável

Inclusão e diversão: 3ª edição do Lazer Sem Barreiras anima a orla de Piedade
12 de abril de 2025
Faltam 10 dias para a Festa da Pitomba 2025
14 de abril de 2025

Especialista aponta atitudes simples que podem transformar a relação com o dinheiro

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que 76,1% das famílias brasileiras estão com parte da renda comprometida com dívidas. Além disso, uma pesquisa da fintech Onze, especializada em saúde financeira, mostrou que 50% dos brasileiros relataram alterações na saúde física e mental causadas por problemas financeiros.

Mas há solução. Com hábitos simples e conscientes, é possível evitar o endividamento e reorganizar os gastos, criando um caminho para uma vida financeira mais saudável e equilibrada.

“A Neurociência explica que repetir uma determinada ação várias vezes cria caminhos neurais para que esses comportamentos se tornem automáticos. Quando adotamos bons hábitos, criamos uma base sólida para uma vida mais saudável e isso também pode ser aplicado às finanças”, destaca Tatiana Lemos, gerente da agência Sicredi Recife em Vitória de Santo Antão.

Atitudes que fazem a diferença

Tatiana Lemos compartilhou algumas atitudes que podem ajudar nesse processo de mudança:

  • 1. Analise suas finanças: ao fazer um diagnóstico, é possível identificar despesas que podem ser reduzidas, realizar cortes e priorizar os gastos essenciais.
  • 2. Automatize os pagamentos: isso facilita o controle e reduz esquecimentos, evitando juros e multas.
  • 3. Acompanhe os gastos com frequência: esse hábito ajuda a conhecer seu padrão de consumo e a evitar compras impulsivas.
  • 4. Economize uma parte fixa do salário: defina um percentual mensal e automatize a transferência para uma conta de poupança ou investimento.
  • 5. Renegocie dívidas: quando necessário, busque alternativas de crédito mais acessíveis e menos onerosas.
  • 6. Invista em educação financeira: quanto mais conhecimento, melhores serão suas decisões sobre dinheiro.

“Com pequenas mudanças, conseguimos transformar nossa realidade financeira. Organização, disciplina e acesso à informação são fundamentais nesse processo”, reforça Tatiana.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *