

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Governo do Estado de Pernambuco celebraram, nesta sexta-feira (23), o primeiro ano de parceria do Programa Mães de Pernambuco, em evento realizado no Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro.
O Mães de Pernambuco, que integra o programa Pernambuco Sem Fome, é uma iniciativa de transferência de renda voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, mães ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos.
O prefeito Mano Medeiros, acompanhado da vice-prefeita Irmã Babate, da primeira-dama Andrea Medeiros e da governadora Raquel Lyra, destacou o caráter social e transformador do programa.















“Nosso diálogo com o Governo do Estado, com a governadora Raquel Lyra, promove o acolhimento dessas mães, chefes de família, que, ao cuidarem dos seus lares, muitas vezes se tornam invisíveis aos olhos da maioria. É com esse olhar sensível que estendemos as mãos para essas mulheres que mais precisam”, afirmou.
A governadora Raquel Lyra reforçou o impacto do benefício mensal na vida das famílias.
“Através do Mães de Pernambuco, chegamos todo mês à casa de vocês. Para garantir comida, roupa, luz e dignidade. Mas não fazemos isso sozinhos, fazemos junto com parceiros como Mano e Andrea”, destacou.
A primeira-dama Andrea Medeiros também ressaltou a importância do programa.
“A noite é de emoção e alegria. Hoje temos mulheres sensíveis comandando Pernambuco, olhando com o olhar feminino para todas as pernambucanas.”
O benefício, no valor de R$ 300 mensais, é pago a partir da Lei nº 18.432/2023, que criou o Pernambuco Sem Fome, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza e do Tesouro Estadual.
Atualmente, 3.807 mães do Jaboatão estão ativas no programa, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Mila Aguiar.
“O programa traz mais dignidade a quem precisa: mães, donas de casa, chefes de família. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas seguimos trabalhando para atender mais mulheres”, destacou.
A beneficiária Alessandra Santos, mãe de oito filhos, emocionou o público ao relatar:
“Esse programa me ajudou muito. Pude oferecer educação, roupas, sandálias e até pequenos mimos aos meus filhos. Hoje me sinto amada e acolhida. As mães de Pernambuco não estão abandonadas.”
O evento contou com a presença de integrantes dos secretariados municipal e estadual, além de vereadores e representantes da sociedade civil.
Fotos: Edilson Junior