Prefeitura do Jaboatão finaliza curso de atendimento a idosos

Andrea Medeiros oficializa filiação ao PSD, ao lado da governadora Raquel Lyra
8 de julho de 2025
Andrea Medeiros é recebida por Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
9 de julho de 2025

Capacitação promovida em parceria com o Governo do Estado formou 30 novas cuidadoras para atuar junto à população idosa

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes encerrou, nesta terça-feira (8), mais um importante ciclo de qualificação profissional. Com uma confraternização especial realizada na sede da Associação de Moradores de Sotave, foi finalizado o curso de atendimento a idosos promovido pela Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com o Governo de Pernambuco. Ao todo, 30 mulheres foram capacitadas para atuar como cuidadoras, atendendo à crescente demanda por profissionais especializados no cuidado com a população idosa.

“Oferecemos uma oportunidade para essas mulheres ingressarem no mercado de trabalho, contribuindo com o cuidado de idosos que precisam de atenção. Todos estão de parabéns”, destacou o prefeito Mano Medeiros durante o encerramento do curso.

Com carga horária de 80 horas, a capacitação foi dividida entre aulas teóricas e práticas. Os conteúdos abordaram temas essenciais para o exercício da função, como noções de anatomia e fisiologia do idoso, ética e responsabilidade profissional, primeiros socorros, higiene e conforto, alimentação, medicação e os direitos da pessoa idosa.

Para a gerente de Direitos da Mulher e Empoderamento Feminino do município, Adriana Cysneiros, a ação cumpre um papel estratégico na promoção da autonomia feminina e no fortalecimento das políticas públicas para o envelhecimento com dignidade.

“Há um grande número de idosos necessitando desse tipo de atendimento. Agora, estamos preenchendo essa lacuna e oferecendo oportunidades de trabalho. O curso foi um sucesso”, avaliou a gestora.

A formação faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas à capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão, autonomia econômica e atenção às novas exigências do mercado de trabalho.

Fotos: Chico Bezerra

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *