Em tempos de pandemia, todos nós já sabemos da importância e necessidade de lavarmos bem as mãos, utilizar álcool gel, evitar aglomerações e, quando estivermos em lugares públicos, utilizarmos máscaras de tecido ou descartáveis. Estes são cuidados básicos e que viraram rotina, que nos protegido do contato direto com o vírus nos últimos meses.
Embora muitos de nós estejam seguindo as recomendações da OMS e tomando todo cuidado com nossa saúde, muito temos descuidado com a destinação final das máscaras descartáveis que utilizamos. A destinação incorreta deste EPI (equipamento de proteção individual) também compromete a nossa saúde e o meio ambiente.
Você sabia que as máscaras descartáveis depois de utilizadas permanecem com material biológico que pode estar contaminado? Este material biológico pode contaminar outras pessoas! Além disso, as máscaras descartáveis NÃO SÃO RECICLÁVEIS. Por isso, elas precisam ter um descarte adequado, para que não causem impacto direto a nós e ao meio ambiente.
O Nosso foco é nos mantermos longe do vírus, porém faz-se necessário diminuir os impactos das máscaras descartáveis no meio ambiente. Uma máscara descartável, dependendo da sua composição, pode demorar até 450 anos para se decompor. Parece exagero, mas os impactos ambientais diretamente relacionados com o descarte inadequado das máscaras descartáveis já estão ocorrendo.
Com 1 ano de Pandemia , já temos muitos relatos de máscaras encontradas nos oceanos, nos rios, nas ruas dos centros urbanos, em terrenos baldios e etc. Se existe uma tendência global para banir plásticos como canudos, entre outros, porque não se preocupar também com as máscaras? Assim como a prevenção da COVID-19, também é nossa responsabilidade socioambiental cuidar do descarte correto das máscaras.
Sendo assim, para reduzir os efeitos das máscaras descartáveis no meio ambiente é fazendo uso de máscaras de tecido, que são laváveis e reutilizáveis. Fazendo isso, você diminui o impacto no meio ambiente, pois vai diminuir a quantidade de mascaras descartáveis em circulação, e ainda pode contribuir socialmente com a renda de algum vizinho, conhecido ou alguém da sua cidade que ficou desempregado e agora tem encontrado seu sustento na produção de máscaras de tecido.
Dessa forma, ao utilizar a máscara descartável, quando for jogá-la fora, descarte como REJEITO e não como material reciclável, pois ela NÃO É RECICLÁVEL. Veja a melhor forma de fazer o descarte:
1. Pegue um saco plástico sem furos e que seja fácil de identificar com uma etiqueta ou escrever nele que ali contém um resíduo contaminante.
2. Pegue a máscara SEMPRE pelas alças e coloque dentro deste saco feche bem e descarte como rejeito.
Seja responsável, este ato pode garantir a segurança das pessoas que manipulam os seus resíduos, como lixeiros, catadores e agentes de reciclagem. Não coloque com material reciclável, seja consciente com a vida do próximo e com o meio ambiente.
Djalma Junior é Mestre em Gestão Ambiental pelo IFPE.