Governo Federal orienta estados e municípios em relação à onda de frio prevista para o país

atletas-avancam-nos-jogos-olimpicos-de-toquio
Atletas avançam nos Jogos Olímpicos de Tóquio
julho 30, 2021
municipios-do-maranhao-e-da-paraiba-ja-podem-aderir-ao-programa-digitaliza-brasil
Municípios do Maranhão e da Paraíba já podem aderir ao programa Digitaliza Brasil
julho 30, 2021
governo-federal-orienta-estados-e-municipios-em-relacao-a-onda-de-frio-prevista-para-o-pais

Objetivo é mobilizar localidades com maior risco para que sejam feitas ações como foco na população mais vulnerável


Publicado em

27/07/2021 14h31


Atualizado em
27/07/2021 14h47

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu, nessa segunda-feira (26), encontro on-line com objetivo de preparar as Defesas Civis de estados e municípios para a onda de frio que se instalará no país a partir desta terça-feira (27).

De acordo com o Sistema Nacional de Meteorologia, a previsão é que a temperatura caia no Rio Grande do Sul já nesta terça-feira – podendo chegar à sensação térmica de 25ºC negativos nas regiões serranas. Na quarta-feira (28), o frio deve chegar aos estados do Sudeste e, na quinta (29), ao Mato Grosso, ao sul de Goiás e ao sudoeste da Amazônia Legal.

A ideia é que as autoridades competentes adotem ações de preparação e procurem populações vulneráveis antes que elas busquem auxílio do poder público. Estão no foco, entre outros, indígenas, quilombolas, população de rua, imigrantes e viajantes de estados não afetados que possam chegar despreparados aos terminais rodoviários.

“O objetivo da reunião que promovemos nesta segunda-feira foi levar orientações técnicas e mobilizar tanto os municípios de alto risco quando aqueles que tradicionalmente não têm recorrência deste tipo de frio a se mobilizarem”, destaca o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas. “É importante que as autoridades, em parceria com o terceiro setor, a imprensa e o setor privado, realizem ações especiais para proteger quem mais precisa”, completa.

Além dos coordenadores das defesas civis estaduais e municipais, também participaram do encontro representantes dos ministérios da Cidadania, da Saúde e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no esforço de integração das forças públicas contra os efeitos da baixa temperatura.

Cuidados especiais

Segundo o meteorologista Tiago Molina, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a população deve se manter abrigada e hidratada durante o período de frio. Também é necessário um cuidado especial com animais domésticos. “As recomendações da Defesa Civil são prestar atenção à população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua, além de abrigar animais domésticos nas noites mais frias, se agasalhar bem e beber bastante água”, detalha.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *