Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro para 2022 e marca 39% a 25% no primeiro turno, aponta PoderData

audio:-plenario-deve-votar-regulamentacao-das-associacoes-municipais
Áudio: Plenário deve votar regulamentação das associações municipais
agosto 5, 2021
prefeitura-de-olinda-anuncia-colocacao-gratuita-do-diu-para-mulheres-do-municipio
Prefeitura de Olinda anuncia colocação gratuita do DIU para mulheres do município
agosto 5, 2021
lula-amplia-vantagem-sobre-bolsonaro-para-2022-e-marca-39%-a-25%-no-primeiro-turno,-aponta-poderdata

De acordo com Pesquisa PoderData realizada no período de 2 a 4 de agosto deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 38% das intenções de voto para o primeiro turno das Eleições 2022, previsto para o dia 02 de outubro. Em segundo lugar, o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 25%. Esta rodada foi a primeira a testar o nome do jornalista José Luiz Datena (PSL), indicando um forte equilíbrio entre os candidatos à chamada ‘3ª via’.

O apoio do atual presidente, que se mantinha em cerca de 1/3 do eleitorado, caiu para 1/4. Ciro Gomes, do PDT, marcou 8%; Datena, do PSL, ficou com 7%; João Doria, do PSDB, 6%; e Henrique Mandetta, do DEM, 4%.

Para essa pesquisa, a divisão de estudos estatísticos do Poder360 realizou 2.500 entrevistas em 491 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na possibilidade de um segundo turno do pleito, Lula venceria Bolsonaro por 52% a 32%. Nesse cenário, o atual presidente manteve a mesma taxa registrada há 1 mês. Lula oscilou para baixo 3 pontos percentuais. Bolsonaro também perderia para Doria, por 42% a 32%, e empataria com Datena, ambos com 34%. Lula venceria todos os candidatos testados.

Estratificando o voto de cada entrevistado na pesquisa para o primeiro turno das eleições presidenciais, a pesquisa PoderData destaca:

  • Por idade: Lula lidera em todas as faixas etárias. Tem a maior vantagem sobre Bolsonaro entre os mais jovens (42% x 20%) e a menor entre os que têm de 45 a 59 anos (33% x 30%);
  • Por escolaridade: Datena sobe para 13% entre os que cursaram até o ensino fundamental. Bolsonaro tem 32% entre os que cursaram até o ensino médio;
  • Por região: Bolsonaro lidera com 40% no Norte. Lula tem seu melhor desempenho no Nordeste (52%). Bolsonaro vence Lula nas regiões Norte e Sul;
  • Por renda: Lula é o candidato de 39% dos desempregados e sem renda fixa. Entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos, 36% querem Bolsonaro.

Com informações do Poder 360

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *