A EXPOSIÇAO VAI REUNIR PEQUENOS GRUPOS EMPREENDEDORES, FOMENTANDO A GERAÇÃO DE RENDA E FORTALECENDO O COMERCIO.
O que é economia solidária?
Para entendermos o que é a economia solidária, precisamos visitar alguns conceitos econômicos e de gestão para começarmos essa conversa. Mas pode ficar tranquilo, nós vamos explicar tudo para que não restem dúvidas.
Basicamente, Economia Solidária é o nome dado ao conjunto de atividades econômicas, seja de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizadas sob a forma de autogestão (forma de organização onde a administração da empresa é feita pelos seus participantes, com democracia direta, sem a figura do “patrão” e com igualdade entre seus membros).
Vamos começar com um pouco de história. De onde vem o termo “Economia Solidária”?
Os historiadores e estudiosos dizem que o termo surge na Grã-Bretanha, durante a Primeira Revolução Industrial. Foi uma reação dos artesãos que perderam seus empregos para as máquinas à vapor e na passagem do século XVIII para o século XIX surgiram os primeiros sindicatos e as primeiras cooperativas (símbolo da economia solidária).
Porém, podemos dizer que a economia solidária já existe e acontece muito antes desta data. Partindo da visão intercultural, e baseando-se no conceito de movimentos econômicos fundados na solidariedade, foram reconhecidas práticas solidárias milenares no campo econômico muito antes da Revolução Industrial.
O conceito
A Economia Solidária, por definição, tem a pretensão de diminuir a desigualdade na sociedade, logo, é uma forma de economia colaborativa ao invés de competitiva. Só pode ser concretizada se houver plena igualdade entre todos que se unem para produzir, consumir, comerciar ou trocar, pensando nisso, a Economia Solidária visa a união entre iguais em vez do contrato entre os desiguais.
Neste sentido, não existe competição entre os sócios, caso a cooperativa precise de diretores, estes são votados diretamente e se a cooperativa conseguir acumular capital, a divisão do lucro é igual entre todos os participantes.
Segundo o Vereador Neneca do Piston (PL), Eventos como esse, estimulam empreendedores locais e reforçam a economia de bairro. O vereador também destaca a iniciativa da Secretária Executiva do Trabalho, e da Prefeitura de Jaboatão em promover em parceria com o Ministério da Cidadania. ” Mais uma vez, a gestão municipal demostra que sabe fazer parceria para que novas iniciativas estejam sendo promovidas em nosso municio”, afirmou o Vereador Neneca do Piston, que também é de Cavaleiro.