Recife Inicia Imunização Contra Variante Ômicron XBB 1.5
A campanha de vacinação contra a variante Ômicron XBB 1.5 da Covid-19 foi lançada nesta quarta-feira (22) nos cinco centros de vacinação e 170 salas espalhadas pelos oito distritos sanitários do Recife. O público-alvo inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos, de acordo com o calendário básico de vacinação, além de grupos prioritários.
Na Unidade de Saúde da Família + Ponto de Parada, no bairro do Arruda, Zona Norte da capital pernambucana, houve uma grande procura pelo imunizante. A pensionista Aline Tenório, de 66 anos, destacou a importância da imunização para a saúde pública: “Eu tenho a sensação de missão cumprida. Não sinto nada e nem tive qualquer reação. É um momento excelente que nunca me trouxe problema. Quem não se imunizou está dando bobeira e abrindo brechas para problemas futuros, através de coisas mais sérias”, disse à reportagem.
A gerente do Programa de Imunização do Recife, Nádia Carneiro, ressaltou que possíveis reações à vacina são geralmente leves e temporárias, como dores locais, vermelhidão, febre, dor de cabeça ou fadiga, que costumam regredir rapidamente. Ela enfatizou que não é necessário agendamento prévio para receber a vacina, pois o atendimento é por demanda espontânea.
O imunizante, produzido pelo laboratório americano Moderna, é uma atualização da vacina monovalente contra o novo coronavírus. A cidade do Recife recebeu 25 mil doses da vacina para iniciar a imunização.
Segundo as normas técnicas, a população acima de 5 anos, pertencente aos grupos prioritários, deve aguardar um intervalo mínimo de três meses desde a última dose da vacina contra a Covid-19 para receber a nova dose da XBB 1.5. Já as crianças de 6 meses a menores de 5 anos precisam receber duas doses com um intervalo de 4 semanas na primovacinação.
Os grupos prioritários para vacinação incluem diversas categorias, como idosos, indígenas, gestantes, pessoas com comorbidades, entre outros. A Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS para agilizar o processo de imunização.