Pernambuco: primeiros casos de Febre Oropouche

1 milhão em Pernambuco vulneráveis
23 de maio de 2024
Pernambuco: protocolos contra enchentes
23 de maio de 2024

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou a identificação dos primeiros casos de Febre Oropouche no estado. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) confirmou os resultados, ressaltando a importância da vigilância epidemiológica para prevenção e conscientização da população.

A Febre Oropouche é endêmica na região Norte do Brasil e não é comum em outras áreas. O vírus foi identificado em amostras de exames de uma mulher de 45 anos e um homem de 35 anos, ambos residentes em Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco.

O diagnóstico foi realizado como parte da estratégia de testagem de 10% dos resultados negativos para outras arboviroses feitos pelo Lacen-PE, após receber kits diagnósticos do Ministério da Saúde (MS).

A doença é causada pelo vírus Oropouche, transmitido principalmente pelo mosquito do gênero Culicoides, conhecido como muriçoca ou pernilongo. Os sintomas são semelhantes aos da dengue, como febre, dor de cabeça intensa, dor nos olhos e dores musculares, embora não haja registro de morte pela doença. Equipes de vigilância ambiental estarão em Rio Formoso para investigar e adotar medidas de controle e prevenção.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *