Governadora Raquel Lyra Visita Ocupação Presente de Deus para Início de Construção Habitacional no Recife
Em um ato simbólico que marca o compromisso do Governo de Pernambuco com a habitação digna, a governadora Raquel Lyra esteve presente na ocupação Presente de Deus, localizada no bairro de Água Fria, no Recife, onde será erguido um dos empreendimentos habitacionais de interesse social. A visita ocorreu nesta quinta-feira (23), durante um evento organizado pelos movimentos sociais de luta pela moradia no Estado.
O Governo de Pernambuco destinou cinco terrenos para a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social nos municípios do Recife, Olinda e Paulista, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) – Entidades. A iniciativa faz parte do Morar Bem Pernambuco, o primeiro programa de habitação popular do Estado, que visa acelerar a construção de moradias e ampliar o acesso à habitação digna.
Durante o evento, a governadora Raquel Lyra enfatizou a importância de garantir condições de moradia adequadas para as famílias pernambucanas. Ela expressou sua satisfação em poder proporcionar um lar decente para aqueles que lutam pela moradia, ressaltando o compromisso do governo em ouvir e atender às necessidades da população.
O Morar Bem Pernambuco beneficiará as famílias contempladas dos empreendimentos do MCMV Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) que não fazem parte do público do Bolsa Família e BPC. O programa oferecerá subsídios de até R$ 20 mil, garantindo moradias sem parcelas a serem pagas.
A ocupação Presente de Deus, que abriga os movimentos Associação de Apoio às Famílias Sem Teto de Pernambuco (AAST), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST/PE), Movimento de Liberdade dos Sem Teto (MLST/PE) e Movimento dos Trabalhadores Sem Casa (MTSC/PE), será contemplada com um residencial que contará com 64 unidades habitacionais na modalidade MCMV.
Para os beneficiários como Jadiane Souza, de 39 anos, essa conquista representa um momento de grande emoção. “É um sonho saber que vou ter minha casa própria, é a conquista de muita luta. Vou poder dar dignidade aos meus filhos, vê-los dormir no cantinho deles, e ter onde brincar com segurança. Só tenho a agradecer a Deus e à governadora Raquel Lyra, que abraçou a nossa luta”, comemorou.
Além da ocupação Presente de Deus, outros movimentos também serão contemplados com terrenos para construção, totalizando 594 novas moradias. O programa Morar Bem PE visa proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda em todo o estado, com diversas ações que incluem regularização fundiária, retomada de obras paralisadas e lançamento de novos contratos habitacionais.
Fotos: Divulgação