Igarassu: Lyra inaugura Casa Trabalhador

Professores rejeitam proposta: greve
maio 26, 2024
Lula: presidente Benin
maio 26, 2024

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, inaugurou nesta sexta-feira (24) a terceira Casa do Trabalhador, localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Além disso, foram abertas as unidades da Casa da Trabalhadora, do Centro de Qualificação da Mulher e o Espaço Bora Empreender. Estas novas instalações fazem parte da reestruturação do Sistema Nacional do Emprego (SINE), substituindo a antiga Agência do Trabalho. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Governo do Estado e o governo federal, com apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Unidades semelhantes já foram inauguradas no Recife e em Caruaru este ano.

Durante a cerimônia, a governadora visitou as instalações, conversou com os funcionários e descerrou a placa de inauguração. Raquel Lyra destacou que a nova unidade fortalecerá a geração de empregos no Estado, que registrou um saldo positivo de 5.709 postos de trabalho no primeiro trimestre. “Em parceria com o Ministério do Trabalho e a prefeitura de Igarassu, estamos trazendo mais esta Casa do Trabalhador para aumentar as oportunidades de emprego e renda para a população pernambucana. Nosso esforço já se reflete no saldo positivo de empregos. As pessoas estão em primeiro lugar e estamos trabalhando para que Pernambuco retome a liderança no Nordeste e seja uma referência positiva para o país”, afirmou.

A Casa do Trabalhador de Igarassu está localizada na Avenida Alfredo Bandeira de Melo, 220, no bairro de Saramandaia. O local oferece serviços como consulta e encaminhamento para vagas de emprego, habilitação ao seguro-desemprego, apoio psicológico voltado para orientação profissional e um laboratório de informática. O atendimento ao público começará no dia 27 de março, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires, ressaltou que a inauguração contribui para a descentralização dos serviços, permitindo atender até 200 pessoas por dia.

Além disso, a Casa da Trabalhadora é um espaço exclusivo para preparar mulheres para o mercado de trabalho. No local, elas têm acesso aos mesmos serviços, com a conveniência de contar com uma brinquedoteca e uma sala de amamentação para maior conforto. O Centro de Qualificação da Mulher, localizado dentro da Casa da Trabalhadora, foi criado pelo Governo do Estado para oferecer formação sociopolítica, técnica e empreendedora, além de cursos de capacitação alinhados às necessidades do mercado de trabalho. O cronograma de capacitações da unidade de Igarassu será divulgado periodicamente no site www.sedepe.pe.gov.br, com as inscrições para o primeiro bloco de cursos previstas para o dia 30 deste mês.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *